‘Gatos no Museu’, animação russa, estreia nesta quinta-feira

O longa é inspirado na história real dos felinos que protegem as galerias de arte do Museu Hermitage, na Rússia


Por Elisabetta Mazocoli

10/08/2023 às 07h30

Gatos no museu
Filme fala sobre a importância da coragem e da amizade, além de fazer uma viagem por algumas das obras de arte mais importantes da história (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (10), estreia nos cinemas ‘Gatos no Museu’, animação russa voltada para o público infantil. A direção do filme é de Vasiliy Rovenskiy, enquanto o roteiro é assinado por Gerry Swallow e Vasily Rovensky. A narrativa é inspirada na história real dos gatos que protegem as galerias de arte do Museu Hermitage, onde são guardadas mais de 3 milhões de obras de artes. O longa, entretanto, não pretende contar o contexto histórico do palácio, e sim abordar a ideia dos gatos viverem nos museus protegendo as obras dos ataques de roedores, para dar asas à imaginação. É assim que o filme apresenta Vincent, um gato corajoso que cresceu no mar, e devido a um incidente se une a Maurice, um rato, que o ajuda a escapar de uma inundação e vira seu grande amigo. O sonho do felino protagonista é encontrar o seu lugar no mundo e uma família.

Quando os protagonistas estão no mar à deriva, um grupo de marinheiros pega o piano em que estão escondidos e o envia para o museu. Por esse motivo, os personagens acabam indo para o local em que estão o esquadrão de gatos de elite encarregados de guardar as obras-primas, e também onde estão as pinturas mais desejadas pelos roedores. Lá, o protagonista busca pertencer ao grupo, mas acaba escolhendo esconder Maurice para não submeter o amigo a riscos. Ao longo do filme, diversas obras de arte sediadas no Hermitage são pano de fundo para as aventuras que vivem ali.

Quando uma das pinturas mais famosas do mundo chega para ser exibida no museu, a Monalisa, toda a trama fica ainda mais complexa. Nem os gatos e nem os ratos imaginam que há um grupo que pretende roubá-la, e por isso precisam fazer o que for preciso para salvar o quadro e proteger a reputação do grande museu. Vincent luta para definir suas prioridades e deve fazer o inesperado para ajudar a salvar a pintura mais famosa do mundo de uma ameaça maior do que ele jamais imaginou. Nessa trama, diversas perseguições acontecem pelos corredores, enquanto os personagens trabalham juntos para desmascarar o ladrão.

Esse é um filme que, fora de Hollywood, consegue trazer novas pinceladas, interesses e narrativas para o público infantil, mergulhando dentro da arquitetura majestosa da sede do antigo império russo. Os pequenos também podem se encantar com os personagens fofos e as obras de arte, além de ser uma história que aborda a importância da coragem e da amizade, a fidelidade aos amigos e a descoberta do amor.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.