Feira Cultural dos Migrantes e Refugiados chega à quarta edição em Juiz de Fora

Marcada para o próximo sábado (12), a feira cultural é aberta ao público de Juiz de Fora e região


Por Tribuna

10/07/2025 às 07h00

Feira Cultural de 2025 contém diversas atividades em sua programação (Foto: Leonardo Costa)
Praça da Estação sedia a 4ª edição da feira (Foto: Leonardo Costa)

A 4ª edição da Feira Cultural dos Migrantes e Refugiados acontece no próximo sábado (12), das 9h às 16h, na Praça da Estação, no Centro. A programação do evento inclui apresentações de dança, contações de histórias, distribuições de materiais educativos, comidas típicas, artesanato, além de outras atividades culturais.

A feira também irá receber representantes de diferentes serviços relacionados ao auxílio de migrantes e refugiados da cidade. Estarão presentes profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Juiz de Fora e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UFJF), um conjunto que em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) atua em universidades brasileiras, com foco em atividades acadêmicas sobre refúgio, ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

FEIRA DOS REFUGIADOS CAPA Felipe Couri
A 4ª edição da feira atinge pessoas oriundas de diferentes países (Foto: Felipe Couri)

Além disso, a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPE), a Secretaria de Educação (SE), a Liga Acadêmica de Odontologia Psicossocial (LAOP/UFJF) e estudantes do curso de Psicologia da UFJF marcam presença 4ª edição da Feira Cultural para oferecer orientações jurídicas, assistência social e orientações sobre saúde, educação e previdência.

“O evento tem como objetivo dar visibilidade às culturas de migrantes e refugiados presentes em Juiz de Fora, fortalecendo o senso de pertencimento e combatendo a xenofobia. É a celebração da diversidade que construiu e constrói a cidade, para que possamos sempre construir pontes, e não muros”, afirma a supervisora de Políticas para a População Migrante e Refugiada da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Victoria Sabatine.

A 4ª edição da Feira Cultural é organizada pelo Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada, com coordenação da Supervisão de Políticas para a População Migrante e Refugiada, da SEDH, pertencente à Prefeitura de Juiz de Fora.

Serviço

4ª edição da Feira Cultural dos Migrantes e Refugiados

Data: 12 de julho (sábado)

Horário: 9h às 16h

Local: Praça da Estação (Av. Francisco Bernardino, 5 – Centro)

10h30 – Marcelo Paulista , WF.eds. , Arashi san e Tidoido (Rappers e hip hop)

12h – Leticia Torga (Dança do ventre)

13h – Edelweiss Tiroler Alpenbühne Tanz Gruppe (Dança alemã)

14h – Associação Portuguesa (Grupo Folclórico Luiz de Camões)

15h – Dy Eiterer (Dança Cigana)

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.