Uaicarajé, do Reza Forte, vence o Comida di Buteco 2022 em Juiz de Fora

Du-vi-de-o-dó, do Bar do Bené, e Medalha Mineira, do Recanto dos Manacás ficaram em segundo e terceiro lugar na premiação


Por Cecília Itaborahy, sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

10/05/2022 às 21h50- Atualizada 11/05/2022 às 19h16

O prato Uaicarajé, do Reza Forte, foi o grande vencedor do Comida di Buteco 2022. Em segundo lugar, ficou o Du-vi-de-o-dó que você come um só, do Bar do Bené, seguido por Medalha Mineira, do Recanto dos Manacás, na terceira colocação. A premiação aconteceu na noite desta terça-feira (10), na Estação São Pedro, na Cidade Alta. O evento de encerramento do festival, que começou em 8 de abril, reuniu os 29 bares participantes, convidados, jurados e patrocinadores. O vencedor, agora eleito como melhor boteco da cidade, vai para a segunda fase do concurso, para a disputa nacional com os ganhadores de outros municípios que fazem parte do circuito.

Além do top 3, o Comida di Buteco também premiou outros petiscos pelos patrocinadores. A empresa Rezende premiou o bar Pão Moiado, pelo melhor petisco utilizando a linguiça da marca, com o Varanda Restô Beer em segundo lugar. Já a Reserva 51 fez a premiação da Caipirinha Perfeita para o Bar do Marquim. Além disso, o Boca Boa, do Zine, que elege o anfitrião mais simpático entre os bares concorrentes, elegeu o Tiago Nonato, do Empório do Sabor.

Uma das patrocinadoras, a marca Amstel premiou o bar Birosca como o de melhor desempenho em relação à venda da cerveja da marca. Conforme a organização, Juiz de Fora também teve o melhor resultado de venda por bar em Minas Gerais durante o Comida di Buteco.

Votação popular

A votação para o anfitrião mais simpático é a única que aconteceu de maneira on-line. Segundo a organização, o site recebeu mais de duas mil visitas e mais de mil votos. Todas as outras avaliações foram feitas durante a degustação dos pratos nos bares, e levava em conta o sabor do petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O vencedor foi o que teve a melhor média entre esses quesitos.

A premiação também contou com novidades este ano. Os consumidores puderam escolher o garçom mais indicado. O premiado foi o Zé, do Bar do Bené. Em outra categoria surpresa, o Bar do Boneco foi premiado como o bar mais indicado.

Neste ano, os proprietários puderam desenvolver pratos com tema livre, e o valor era de R$ 27. O festival de 2022 também trazia o lema “Buteco Vive”, já que, de acordo com a organização, 30% dos participantes de todo Brasil fecharam suas portas durante a pandemia. A proposta era mostrar a força daqueles que resistiram a esse tempo. O festival em Juiz de Fora, no entanto, contou com dez casas que nunca tinham participado do Comida di Buteco.

Veja fotos da premiação:

reza forte - cecilia itaborahybar do bené - cecilia itaborahyrecanto dos manacás - cecilia itaborahydesafio rezende - pão moiado - cecilia itaborahymelhor caipirinha - bar do marquim - cecilia itaborahytroféu boca boa - cecilia itaborahymelhor venda de amstel - bar birosca - cecilia itaborahygarçom mais indicado - cecilia itaborahybar mais indicado - bar do boneco - cecilia itaborahy
<
>
Troféu Boca Boa, que elege proprietário mais simpático, ficou com Tiago Nonato, do Empório do Sabor (Foto: Cecília Itaborahy)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.