Resultado final do Edital Quilombagens é divulgado e banca de heteroidentificação convocada

Ao todo, edital recebeu 54 inscrições, e 18 foram contempladas


Por Pedro Moysés

09/10/2024 às 19h13

Ao todo, 18 projetos foram contemplados no Edital Quilombagens e vão receber financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira (Funalfa). Das 18 iniciativas contempladas, nove são da categoria da categoria PPI (Pretos, Pardos e Indígenas). O resultado final pode ser conferido neste link.

Sete propostas aprovadas foram classificadas como suplentes, ou seja, podem receber o financiamento em caso de desistência ou impedimento de um dos contemplados, de acordo com a categoria de inscrição.

Todas as pessoas que tiveram suas propostas aprovadas no grupo PPI deverão passar pela banca de heteroidentificação, que vai acontecer na quarta-feira (29), no Anfiteatro João Carriço, sede da Funalfa, na Avenida Rio Branco 2.234, no Centro de Juiz de Fora. Os atendimentos serão individuais para cada proponente e o horário de apresentação juntamente com os documentos necessários e as orientações para o procedimento estão especificados no link do resultado final.

A banca tem como objetivo analisar se os candidatos e candidatas que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas, e optaram por concorrer nesta categoria, de fato possuem esse perfil.

Neste ano, o Quilombagens recebeu 54 inscrições. O montante total disponibilizado é de R$ 500 mil, valor oriundo do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). Segundo a Prefeitura, com este edital, o órgão e a Funalfa têm como objetivo “fomentar ações e iniciativas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pelos agentes culturais do município, que estejam diretamente relacionados à valorização da cultura negra e sua ancestralidade”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.