‘Planeta dos macacos: O Reinado’ chega aos cinemas nesta quinta-feira
Longa que se passa anos depois de “Planeta dos macacos: A guerra”, e se aprofunda sobre a relação entre um novo herói macaco e os humanos de uma comunidade isolada
Quando “O planeta dos macacos” chegou aos cinemas pela primeira vez, em 1968, o filme se tornou um sucesso absoluto e marcou a história do cinema. A obra conseguiu provocar reflexões sobre a relação entre os humanos e os animais, mostrando o que aconteceria em um mundo em que as pessoas precisassem lutar por sobrevivência ocupando a mesma posição hierárquica, em relação aos macacos, à qual os macacos foram submetidos em relação aos humanos, ao longo da história. Os efeitos especiais da época também chamaram a atenção do público – e a cena final, em que um dos personagens cavalgava, na praia, e via a Estátua da Liberdade em ruínas, simbolizava o fim da civilização como é conhecida. Por todo esse legado, o filme ganhou diversas sequências que pretendiam ampliar a discussão e se aprofundar sobre aquele universo, entendendo suas particularidades e o que poderia ter gerado um cenário em que os humanos fossem dominados pelos primatas. É por isso que, nesta quinta-feira (9), chega aos cinemas “Planeta dos Macacos: O Reinado”, longa que se passa anos depois de “A Guerra”, também da franquia, e se aprofunda sobre a relação entre um novo herói macaco e os humanos de uma comunidade isolada.
No novo “Planeta dos macacos”, a trama acontece cerca de 300 anos depois da morte do chimpanzé César, que esteve presente nos filmes da trilogia realizada entre 2011 e 2017. Neste novo momento, os macacos estão cada vez mais divididos entre as lideranças que existem e as diversas visões de mundo que elas expressam, enquanto os humanos continuam sendo muito perseguidos.
Nesse cenário, o público conhece o personagem Noa, um jovem macaco que está lutando para superar as expectativas que o pai tem dele. Tudo muda quando seu clã passa a ser ameaçado por Proximus César, um chimpanzé que tende à violência para conseguir o que quer, e que segue de maneira distorcida os preceitos de um líder anterior. Noa, então, enfrenta uma nova jornada para salvar aqueles que ama, e nesse caminho conhece a humana Mae, que consegue se comunicar normalmente com ele. Com essa relação, ele também passa a questionar a forma com que sua comunidade se confronta com a dela.
Inspiração para diversas obras
O livro “Planeta dos macacos”, do escritor francês Pierre Boulle, inspirou o primeiro filme da franquia e criou o universo no qual todos os longas se aprofundam. A obra foi lançada pela primeira vez em 1963, e desde então foram mais de dez filmes lançados, duas séries de televisão, jogos, quadrinhos e muito mais. O impacto cultural da obra foi tamanho que, no Brasil, até mesmo a banda Jota Quest, com o seu álbum “De volta ao planeta”, e os Trapalhões, com uma obra de paródia do filme, foram influenciados.
Saiba em que ordem ver ‘Planeta dos macacos’
Para quem quiser entrar no clima antes de assistir “Planeta dos macacos: O Reinado”, é possível assistir os filmes da era clássica da franquia e os mais recentes. A era clássica traz cinco filmes lançados na década de 70, que acompanha a civilização dos macacos já bastante avançada. O primeiro filme da sequência acompanha um astronauta e sua tripulação, quando eles acordam anos após hibernarem e encontram um planeta dominado por macacos que são falantes e inteligentes. Os filmes também tematizam viagem no tempo e fazem críticas à guerra e a discriminação. Todos os filmes estão disponíveis no Disney+ e no Star Plus.
- “Planeta dos macacos” (1968)
- “De volta ao planeta dos macacos” (1970)
- “Fuga do planeta dos macacos” (1971)
- “A conquista do planeta dos macacos” (1972)
- “Batalha do planeta dos macacos” (1973)
Já em 2001, o diretor Tim Burton lançou um remake do primeiro filme da franquia. Após este longa, em 2011, foi começada uma nova série de filmes da franquia, que trouxe outro foco narrativo, contando a origem de toda a dominação dos chimpanzés. Foram três filmes lançados até o momento, e que estão disponíveis nas mesmas plataformas de streaming.
- “Planeta dos macacos: A origem” (2011)
- “Planeta dos macacos: O confronto” (2014)
- “Planeta dos macacos: A guerra” (2017)