Confira os blocos deste fim de semana em JF

O Carnaval, oficialmente, chegou, e Juiz de Fora tem programação intensa nos próximos dias


Por Cecília Itaborahy

09/02/2024 às 07h00- Atualizada 09/02/2024 às 07h25

bloco
Diversos blocos ocupam as ruas de Juiz de Fora neste fim de semana (Foto: Leonardo Costa)

Agora, oficialmente, começou o Carnaval. Juiz de Fora já teve três fins de semana de folia e segue neste próximo com programação extensa, que ocupa vários bairros da cidade durante o dia todo. Confira alguns destaques.

Sexta-feira (9)

Pintinho de Ouro
Chegando à maioridade, o Bloco Pintinho de Ouro desfila, nesta sexta-feira, com o enredo “Pintinho vai para balada”. O tradicional bloco completa seus 18 anos, neste ano, e se concentra, no Parque Halfeld, a partir das 16h. O desfile começa às 19h e vai até a Praça da Estação.

Helôcats
Ainda na sexta-feira, acontece o bloco Helôcats, a partir das 18h, com concentração na Rua Halfeld, próximo ao Banco do Brasil. A iniciativa é da cantora Helô Mendes e, de acordo com ela, o samba deste ano tem como intuito reverenciar importantes nomes de Juiz de Fora, como Áurea Bicalho, Roza Cabinda e Negro Teófilo. Além dela, se junta ao coro o cantor Hiel, ao som da bateria da escola de samba Rosas de Ouro.

Bloco do Beco
Outro bloco tradicional da cidade acontece nesta sexta. O Bloco do Beco, com mais de 50 anos de existência, se concentra a partir das 19h, no Parque Halfeld, e, depois, segue até a Rua Batista de Oliveira. O enredo do ano, escrito por Mamão, é “Se eu pudesse escolher”, que narra, sobretudo, o carnaval de Juiz de Fora e suas escolas de samba, carregado de saudade.

bloco
Banda Daki, que tem desfile estendido até Avenida Itamar Franco, abre a programação de sábado (Foto: Pedro Moysés/ Arquivo TM)

Sábado (10)

Banda Daki
O bloco que é patrimônio cultural de Juiz de Fora é o que abre a folia do sábado. A Banda da Daki, neste ano, traz algumas mudanças, e tudo com o intuito de arrastar ainda mais a multidão. A concentração acontece a partir das 10h, na Avenida Rio Branco, na altura da Rua Silva Jardim. O desfile sai a partir das 13h e sobe a avenida. Com a ampliação do trecho, a partir da Catedral, até a Avenida Itamar Franco, assume a festa a banda Só Love e a Sandra Portela. A organização garante que as marchinhas, típicas do cortejo, estão garantidas.

Balança Mas Não Cai
No Bairro Jardim Esperança também tem bloco, no sábado. É o Balança Mas Não Cai, que acontece, a partir do meio-dia, na Rua Alberto Guedes 730. Neste ano, tem DJ Maikin e DJ Anderson Costa, além de área kids e praça de alimentação. A festa acontece até 18h.

Benemérita
A MC Xuxu também vai colocar seu bloco na rua, no sábado. O Bloco da Benemérita acontece a partir das 15h, na Praça Antônio Carlos. E, além dela, o palco vai ser ocupado por diversos artistas: Dona Chapa, Laura Conceição, Ti Doido, DJ Poty, Helô Mendes, Arashi Sam, BRK Mallone, Ravell, Beka, Wally Kastro, Johnny e Kinaidos.

Afoxé Filhos de Oyá
Quem vai abrir os trabalhos dos desfiles das escolas de samba na avenida é o Afoxé Filhos de Oyá, a partir das 19h. O movimento dos afoxés é um tradição que veio da África. Ele foi criado em Salvador, na metade do século 20. E, em Juiz de Fora, ele surgiu na quadra da Escola de Samba Rivais da Primavera, em Benfica. A proposta é resgatar as tradições culturais e religiosas de matriz africana e inserir nas festividades carnavalescas.

Domingo (11)

Lixarte
A Associação Reciclagem e Artesanato Lixarte é que abre os trabalhos de domingo, a partir das 13h, na Rua da Esperança, no Bairro Olavo Costa. O bloco reúne aqueles inscritos no projeto que atua no bairro, sobretudo com as crianças.

Confira a programação completa dos blocos

Sexta-feira (9)

16h – Pintinho de Ouro – Concentração no Parque Halfeld, com deslocamento a partir das 19h até a Praça da Estação – Centro

18h – Helôcats – Parque Halfeld, com deslocamento pela Rua Halfeld até a Avenida Getúlio Vargas – Centro

19h – Bloco do Beco – Parque Halfeld, com deslocamento pela Rua Halfeld até a Rua Batista de Oliveira – Centro
Sábado (10)

10h – Banda Daki – Avenida Rio Branco, na altura da Rua Silva Jardim, com deslocamento até a Avenida Itamar Franco – Centro

12h – Balança Mas Não Cai – Rua Alberto Guedes – Jardim Esperança

14h – Benemérita – Praça Antônio Carlos – Centro

15h – Bloco AO1GOLO – Rua Belo Horizonte 240 – São Mateus

19h – Bafo da Onça – Rua Augusto Alves 253, com deslocamento pela Rua Francisco Falci, Rua Augusto Alves, Rua sem Saída – Grajaú

19h – Afoxé Filhos de Oyá – Passarela do Samba – Avenida Brasil

Domingo (11)

13h – Lixarte – Rua da Esperança, entre os números 490 e 135 – Olavo Costa

14h – Carnaval de Marchinhas – Praça Alfredo Lage – Manoel Honório

16h – Seca Copo – Rua Domingos Barbosa Lopes 6, com deslocamento pela Rua Vicente Gávio até a Praça da Matriz – Paula Lima

17h – Unidos do Bairro Floresta – Alameda Mundo Novo 190, com deslocamento até Rua Coronel Assis – Floresta

17h – Bloco do Boi – Rua Silvério da Silveira, com deslocamento pela Rua Imaculada Conceição, Rua Pirapora, Rua Belo Vale, Rua Monsenhor Gustavo Freire, Rua Araguari, Rua Cruzador Bahia, Rua Monsenhor Gustavo Freire, Rua Imaculada Conceição e Rua Silvério da Silveira – Dom Bosco

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.