Casa D’Italia recebe série de pinturas ‘O paradoxo do pássaro livre’

Exposição abre nesta sexta e segue até o dia 5 de março; entrada gratuita


Por Tribuna

09/02/2024 às 07h00

ExposicaoParadoxo3 Divulgacao
Ao apresentar retratos de mulheres reais, as obras desafiam estereótipos (Foto: Divulgação)

Com abertura nesta sexta, às 18h, a exposição “O paradoxo do pássaro livre”, de Samara Danelon, chega à Casa D’Italia, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 2585, no Centro. A série de pinturas propõe uma reflexão sobre a construção histórica do papel feminino, questionando a concepção tradicional de “feminilidade” como uma estratégia de repressão em uma sociedade patriarcal.

Ao apresentar retratos de mulheres reais, as obras desafiam estereótipos. Nesse contexto, elementos domésticos, como louças e bordados, são incorporados, a fim de contextualizar a visão associada às mulheres. 

Com narrativas alternativas, a mostra utiliza técnicas para fazer alusões. A pintura em blocos de cores explora, visualmente, a habilidade das mulheres em consertar, reinventar e reconstruir. Da mesma forma, a presença da linha vermelha refere-se à dor e força necessárias para superar repressões e abusos.

Artista

A mineira Samara Danelon, artista por trás das pinturas, é formada como Bacharel em Artes e Design (2014) e Bacharel em Moda (2016) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Seus trabalhos abordam questões de gênero e identidade, principalmente, na pintura a óleo e na aquarela, com a presença de linhas, bordados e materiais têxteis.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.