Mostra Saci recebe inscrições de filmes até terça

Festival, que acontece em agosto, é voltado para o folclore brasileiro e recebe curtas e médias


Por Cecília Itaborahy

07/07/2024 às 06h00

Mostra Saci
Anderson Awvas é um dos idealizadores da Folclore BR, responsável pela realização da Mostra Saci, que acontece em agosto (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Mostra Saci – Somando Arte no Cinema Independente. Os interessados têm até terça-feira (9) para realizarem a submissão das realizações audiovisuais, através do Google Forms.

Serão aceitas obras audiovisuais, realizadas entre 2017 e 2024, de ficção e não-ficção, que tenham entre 3 e 30 minutos e relação com o entendimento sobre o folclore brasileiro, a partir dos seguintes temas: mitos ou lendas; saberes ou fazeres; memória e manifestações artísticas. Não é necessário que as produções sejam inéditas. No entanto, elas não podem ter sido exibidas na edição do último ano da Mostra Saci.

Os filmes selecionados serão exibidos de forma on-line através do YouTube, entre os dias 24 e 25 de agosto, de forma simultânea nos canais do Folclore BR, Coletivo Belacqua e Causos Gerais, responsáveis pela realização da Mostra Saci. Além disso, o festival também acontecerá de forma presencial, também em agosto, mas o lugar e a data ainda não foram confirmados pela organização.

Sobre a Mostra Saci

A Mostra Saci acontece como parte da oitava edição do evento on-line “Somando visões”, do grupo Folclore BR: Uma Nova Visão, idealizada por Anderson Awvas. De acordo com a organização, o intuito é promover “diálogos em assuntos que repercutem os aspectos plurais da cultura brasileira e seus impactos pulsantes na atualidade”. O “Somando visões” acontece como uma celebração em agosto, considerado o mês do folclore, realizando atividades culturais gratuitas, por meio das redes sociais, e em algumas localidades do Brasil.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.