Número de salas de cinema bate recorde histórico no Brasil em 2024

Apesar do crescimento, segundo dados da própria Ancine, o número de municípios que possuem salas de exibição no Brasil ainda é baixo


Por Renato Knopp

07/01/2025 às 12h26

CINEMA felipe couri arquivo tm
Foto: Felipe Couri/Arquivo TM

Logo após Fernanda Torres se tornar a primeira mulher brasileira a ganhar um Globo de Ouro por atuação em um filme de drama, o cinema nacional recebe outra boa notícia: o número de salas de exibição no país bateu recorde em 2024, com 3.509. São 33 novos espaços em relação a 2023, sendo que 12 foram inaugurados em municípios onde nunca houve salas de exibição, de acordo com dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Segundo o Ministério da Cultura, “esse crescimento reflete um compromisso com a descentralização do acesso ao audiovisual e a inclusão cultural”. Além disso, a pasta destacou que 121 milhões de pessoas frequentaram as salas de cinema no país em 2024. 

O número de espectadores de produções brasileiras dobrou na comparação com 2023, sendo um dos principais destaques o filme “Ainda estou aqui”, do diretor Walter Salles.

Apesar do crescimento, segundo dados da própria Ancine, o número de municípios que possuem salas de cinema no Brasil ainda é baixo, correspondendo a aproximadamente 10% do total de cidades existentes no país. Em Minas Gerais, o número diminuiu em um, na comparação entre 2023 e 2024, passando para 272 salas de exibição. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.