Drag queen TITIago participa do reality show ‘Academia de drags’
Artista participa da terceira temporada do programa, que é transmitido pelo YouTube; drag também lança novo single neste domingo
A drag queen juiz-forana TITIago quer brilhar e causar cada vez mais. O artista participa da terceira edição do reality show “Academia de drags”, com transmissão pelo canal do programa no YouTube. Os dois primeiros episódios foram disponibilizados em 20 de dezembro, e até o momento foram exibidos um total de quatro. Outros dois serão exibidos antes da grande final, que acontece no próximo dia 20, ao vivo, na boate Blue Space, em São Paulo, cidade onde o reality foi gravado.
Antes do público saber quem venceu a competição, TITIago aproveita a exposição obtida com o programa para lançar neste domingo (9) seu novo single, “Lágrimas das inimigas”, que chega às plataformas de streaming musical e também terá videoclipe no YouTube. O trabalho audiovisual terá a primeira exibição um dia antes, em Juiz de Fora, em um evento no Rocket Pub.
No reality show, as oito drags “disputam a Coroa de Drag mais completa na escola mais babadeira do Brasil”, conforme o texto de divulgação da atração, apresentada por Silvetty Montilla. Para definir a vencedora, o programa tem um “conselho de classe” formado pela própria Montilla, o estilista Alexandre Herchcovitch, a artista Márcia Pantera e o cabeleireiro e maquiador Cabral, além de convidados especiais.
São três rodadas de dois episódios cada para definir as finalistas: em um episódio, duas artistas ficam de “recuperação”; no próximo, elas formam duas equipes, em que as demais drags auxiliam numa prova. Uma das drags em “recuperação” é eliminada, assim como a integrante da equipe que tiver tirado a menor nota. O prêmio da vencedora será o valor arrecadado pela chave Pix disponibilizada pela organização do reality show ([email protected]) para a contribuição do público.
TITIago conversou com a Tribuna na manhã de quinta-feira (6) diretamente de São Paulo, onde iria participar à tarde do ensaio para as apresentações na final. Ele conta que a organização do reality anunciou no início do ano passado as inscrições para o programa. E era um esquema simples: bastava postar no Instagram uma foto com a hashtag #academiadedrags, e foi o que o artista fez. Poucos meses depois, em julho, ele foi procurado pela produção.
“Eu estava no trabalho, não podia atender ao telefone, recebi mensagem, então dei um jeito de poder conversar com eles. E aí descobri que havia sido selecionado e se poderia ir para São Paulo gravar os episódios. Aceitei, claro, pois é a maior vitrine de drag queens do Brasil e seria uma imensa oportunidade para mim, sem contar que sou a única drag que não veio de São Paulo”, relembra TITIago, que já havia participado de programas de personalidades como Raul Gil, Xuxa e Ratinho, entre outros.
Sem ficar de ‘recuperação’
As gravações acontecerem em setembro, na capital paulista. Foram três dias para gravar os seis episódios, e mais um em que as drags, “desmontadas”, gravaram seus comentários sobre tudo que rolou na competição. “Eu tive esse tempo (entre julho e setembro) para preparar os figurinos para três provas, pelo menos. Só descobrimos quem eram as outras participantes na hora de começar a gravação, e no início deu aquela apreensão de saber se todas se dariam bem, mas no final deu tudo certo. Eu tive mais afinidade com a Hianka Evans e a Sammy Queen, mas todas sempre procuraram ajudar umas às outras. Até criamos um grupo no WhatsApp para comentarmos os episódios”, diz, acrescentando que todas as participantes – assim como a equipe de produção – fizeram testes de Covid antes do início das gravações.
Quanto à gravação, TITIago comenta que o ritmo era puxado e com muitos desafios. “Costumávamos começar às 8h e ir até as 21h, e o tempo para se preparar para as provas era curto, cerca de uma hora e meia; eu costumo gastar pelo menos três horas para preparar maquiagem, penteado, figurino, e tive que me preparar na metade do tempo e com a pressão de ser avaliado pelo júri”, conta o artista, que não enfrentou o desafio da “recuperação” – pelo menos até o mais recente episódio.
“A sensação ao sair do palco (não ser eliminado) é de alívio, pois quer dizer que continuaria no reality show na próxima semana. Eu fico com medo, pois gosto de tudo perfeito e somos julgados tendo um tempo curto para nos prepararmos. Ouvir que não estou em ‘recuperação’ é um alívio imenso, mas ao mesmo tempo não queremos que saia ninguém.”
Single e videoclipe
TITIago aproveita a visibilidade no reality show para também dar um novo gás em sua carreira de cantor, que ficou em suspenso devido à pandemia. No domingo, chega às plataformas de streaming musical a versão do artista para “Lágrimas das inimigas”, do compositor Tierry, que se tornou um sucesso na voz da cantora Alinne Rosa. A canção também ganhou videoclipe, que chegará ao canal de TITIago no YouTube no mesmo dia.
Porém, o público que for ao Rocket Pub no sábado (8) poderá conferir o trabalho audiovisual em primeira mão, pois ele será exibido em um telão. A noite terá outras atrações, entra elas uma performance do próprio TITIago com um balé. “Sempre quis gravar ‘Lágrimas das inimigas’, então corri atrás para conseguir a autorização e aproveitar o reality para promover o trabalho. Gravei a voz em Juiz de Fora em outubro e mandei para o produtor Jonas Deividi, que fez os arranjos. Pedi para ele fazer uma versão bem diferente (a original é um axé), num estilo que misturasse o pop com o funk. Já o videoclipe foi gravado em apenas um dia, em novembro, no próprio Rocket.”