Encontro de Congadas de Juiz de Fora acontece neste domingo

Evento recebe dez guardas de congo e moçambique, com concentração na Praça da Estação e apresentações na Praça Antônio Carlos


Por Cecília Itaborahy

06/11/2024 às 06h00

Encontro de Congada Juiz de Fora
Encontro de Congadas traz a tradição afro-mineira de volta à Juiz de Fora, depois de anos de apagamento (Foto: Divulgação)

Neste domingo (10), acontece o 1º Encontro de Congadas de Juiz de Fora. No evento, mais de dez guardas de congo e moçambique se reúnem, vindos de cidades como Ibertioga, Ouro Preto, Passa Tempo, Piedade do Rio Grande e Timóteo. Os ternos se concentram a partir das 10h na Praça da Estação e, às 11h, seguem em cortejo até a Praça Antônio Carlos, onde recebem a bênção do padre Vanderlei Santos de Sousa, de família reinadeira e ex-pároco da cidade. A partir das 14h, as guardas se apresentam na praça.

A programação do Encontro de Congadas também conta com atrações artísticas locais que dialogam com a cultura popular, como o show do grupo juiz-forano Ingoma. A noite termina com apresentação de Pereira da Viola, nascido na Comunidade Quilombola de São Julião, em Teófilo Otoni.

Retorno da congada à cidade

Esta é a primeira vez que Juiz de Fora sedia um encontro de congadas e mocambiques. Mas a história que liga a cidade a essa tradição afro-mineira não é de hoje. Isso porque em 1888 foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e, como consta nos documentos da época, ao som de tambores e coroações de reis e rainhas negros.

Foi a partir disso que se começou arrecadação para a construção da Capela do Rosário, no Bairro Granbery. Essa ação, no entanto, não foi suficiente e teve interferência da elite local e finalização arquitetônica da Companhia Pantaleone Arcuri. A obra foi finalmente concluída em 1905 e, na época, já não havia mais a presença dos reinados.

“Finalmente poder trazer isso para a nossa cidade, fazer essa retomada em Juiz de Fora, onde houve esse apagamento e esse esquecimento, é a coisa mais importante que a gente já fez enquanto artista, enquanto pesquisador, enquanto produtor”, afirmou, em comunicado à imprensa, Lucas Soares, coordenador do Grupo Ingoma que organiza o 1º Encontro de Congadas de Juiz de Fora. “É, com certeza, a coisa mais importante que o Ingoma já fez, depois de 16 anos construindo essas relações de amizade, que se tornaram dialéticas, no interior do estado com ternos que muitas vezes estão distantes do centro, dos investimentos, da academia. Mas o Ingoma está lá com eles.”

Serviço

1° Encontro de Congadas de Juiz de Fora

Neste sábado (10)

A partir das 10h: concentração na Praça da Estação

A partir das 11h: cortejo até a Praça Antônio Carlos

A partir das 14h: apresentação das guardas e atrações musicais

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.