Juiz de Fora recebe evento gratuito sobre criatividade

‘Grandes nomes – A arte como resgate do sagrado feminino’ reúne oficinas, experiências artísticas e exposição aberta ao público


Por Mafê Braga*

06/10/2025 às 18h08

uploads FELIPE COURI 01.03.24 07.04.48 PAINEL MOINHO 1 site
Moinho é sede do evento que abrange programação gratuita diversa (Foto: Felipe Couri)

Nesta quarta (8), Juiz de Fora recebe um encontro que propõe um desbloqueio da ação criativa.”Grandes nomes – a arte como resgate do sagrado feminino” ocorre das 9h às 18h na unidade do Moinho, no Bairro Francisco Bernardino, Zona Norte. Com entrada gratuita e aberta ao público, a iniciativa do Instituto Vivart reúne oficinas de criatividade com artistas locais, como Caetano Brasil, Alessandra Crispin e Filipe Matias. O evento também prevê uma exposição em homenagem a 24 mulheres das artes e da cultura da cidade. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas via formulário.

“Mais que uma programação cultural, o encontro foi pensado como uma jornada transformadora pelo universo da arte, da cultura, do bem-estar e do autoconhecimento, reunindo convidadas e convidados de diferentes representações sociais em uma construção coletiva que valoriza a força criativa e favorece o desbloqueio criativo”, destaca a diretora de Marketing do Instituto Vivart e idealizadora do evento, a jornalista Lucimar Brasil.

Criatividade em foco

Após a abertura às 9h, o arquiteto e artista multimídia, Filipe Matias inicia as atividades do evento. A partir das 9h30, a escritora, psicanalista, contoterapeuta e terapeuta do som, Ariele Souza, conduz vivências e grupos terapêuticos que integram ciência, arte e espiritualidade.

uploads LEONARDO COSTA 21.11.2018 03.11.58 h c14 site
O músico Caetano Brasil integra parte da programação do evento (Foto: Leonardo Costa / Divulgação)

A programação ainda contém a participação dos artistas Caetano Brasil, instrumentista indicado ao Grammy Latino, e Alessandra Crispin, cantora e percussionista de destaque nacional, que compartilham vivências artísticas com os participantes. A cantora de samba Camila Brasil também integra a programação, realizando um apresentação às 12h30.

“Grandes Nomes – A arte como resgate do sagrado feminino” traz a cidade Celso Taddei, roteirista de vários programas da TV Globo e indicado ao Prêmio Jabuti de 2025. Conforme a organização, ele irá compartilhar a experiência artística baseada no best seller “O caminho do artista” de Julia Cameron.

O evento terá também a participação da jornalista portuguesa Catarina Demony, direto de Londres, em uma roda de conversa, após a exibição de seu documentário,  “Debaixo do tapete”, que aborda o envolvimento de seus antepassados no tráfico transatlântico de pessoas escravizadas. A roda, marcada para às 17h, conta com a participação do gestor cultural e assessor especial para implantação do Polo Audiovisual de Juiz de Fora, César Piva, e a pesquisadora da UFJF, referência em direitos humanos, relações étnico-raciais e religiosidades afro-brasileiras, Carolina Bezerra. 

Múltiplos objetivos

De acordo com o Instituto Vivart, o encontro, com curadoria original, contempla as quatro dimensões do desenvolvimento humano, definidas como experiências artísticas, encontros com artistas, oficinas de criação e práticas voltadas à saúde e ao bem-estar. Também homenageia, por meio de uma , 24 mulheres das artes e da cultura de Juiz de Fora, como Mary França, Rita Penna Côrtes, Cosette Alencar, Valéria Sffeir e Nêga Lucas.

“O público terá acesso aos processos criativos de grandes artistas, além de vivências criativas, roda de conversa, shows, vivências do sagrado feminino, exposição, café com artistas, almoço com arte e happy hour da celebração”, explica Lucimar. Ela acrescenta que a proposta do evento é utilizar a arte como teia que conecta gerações, despertando reflexões, inspirações e oportunidades, e integrando as energias masculinas e femininas.

“Grandes Nomes – A arte como resgate do sagrado feminino” é uma atividade executada com patrocínio da U&M, pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em uma realização do Instituto Vivart, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Moinho. 

Serviço

Grandes Nomes – A arte como resgate do sagrado feminino

Data: 8 de outubro (quarta-feira)

Local: Moinho (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900 – Francisco Bernardino)

Inscrições para o evento via formulário

Entrada franca

Programação:

  • 9h– 5° Andar: Acolhida ACOLHIDA
  • 9h15 – Anfiteatro: Abertura e apresentação com Filipe Matias
  • 9h30 – Anfiteatro: Homenagem às ancestrais e vivência do sagrado feminino com Ariele Sousa
  • 10h – Anfiteatro: O processo criativo com Caetano Brasil 
  • 10h – Sala Multiuso 1: O caminho do artista com Celso Taddei 
  • 12h – Anfiteatro: Vivência a nutrição e o sagrado com Ariele Souza 
  • 12h30 – Mirante: Almoço com arte de Camila Brasil 
  • 14h – Anfiteatro: O processo criativo com Alessandra Crispin 
  • 14h – Sala Multiuso 1: O caminho do artista com Celso Taddei 
  • 16h10 – Anfiteatro: Exibição do documentário “Debaixo do Tapete”, de Catarina Demony 
  • 17h– Anfiteatro: Roda de Conversa cm Catarina Demoni, Cesar Piva e Carolina Bezerra 
  • 18h – Anfiteatro e Mirante: Show de encerramento

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.