Ronaldo Werneck e Joaquim Branco lançam livros sobre Cataguases
A apresentação, conjunta, será na próxima terça-feira (7), às 10h, no Centro Cultural Eva Nil, em Cataguases

Ronaldo Werneck e Joaquim Branco lançarão, na próxima terça-feira (7), às 10h, no Centro Cultural Eva Nil, em Cataguases, livros sobre a história do município. Werneck assina “Cataguases século XX – Antes & depois” (Tipografia Musical, 312 páginas). Já Branco organiza a nova edição de “O município de Cataguases” (480 páginas), publicado originalmente por Arthur Vieira de Rezende e Silva, com a colaboração de Astolpho Vieira de Rezende, em 1908. O lançamento das obras será conjunto.
A nova obra de Ronaldo Werneck abordará a história de Cataguases ao longo dos dois últimos séculos, tomando o XX como referência. O escritor passará pela relação entre a cidade e o Modernismo brasileiro, pelo cinema de Humberto Mauro e Pedro Comello e pela atual Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases, projetado por Oscar Niemeyer. O título ainda trará muitas ilustrações, como fotos, desenhos e reprodução de quadros de artistas cataguasenses.
O livro organizado por Joaquim Branco, por sua vez, é a reedição daquele que é considerado um dos documentos mais importantes já escritos sobre Cataguases. O título, além de abordar a história da cidade, também abrange a dos antigos distritos, como Itamarati, Astolfo Dutra, Sereno, Santana, Cataguarino, Aracati, Vista Alegre, Miraí e Laranjal. O título de Arthur Vieira Rezende e Silva registra, por exemplo, aspectos da povoação que se formou ao longo do tempo e do Rio Pomba nos anos 1800, como nasceram ruas, praças, casas, comércio e indústrias, e também como se deram as disputas políticas em Cataguases.