Muro na Olegário Maciel recebe obra de revitalização

A parede de 600m² está sendo pintada pela artista Nathalia Medina


Por Pâmela Costa, sob supervisão do editor Marcos Araújo

04/04/2023 às 09h01

WhatsApp Image 2023 04 03 at 16.27.15
De acordo com a artista, o muro tem como objetivo resgatar elementos da cidade, inserindo várias cenas ao longo da parede (Foto: Nathalia Medina/ Divulgação)

Entre as nuances do cinza e do concreto, uma parede repleta de cores vibrantes tomam os olhos de tal modo que é impossível não ver. Pedestres, motoristas e passageiros ao passarem pela Avenida Olegário Maciel se tornam testemunhas do trabalho realizado pela artista Nathalia Medina, natural de Magé (RJ). Ela é a responsável pela revitalização de 600m² do muro em volta do Colégio Academia e do Uni Academia, na região central de Juiz de Fora.

A iniciativa, que partiu da instituição, tomou forma por meio do talento de Nathalia Medina. Nas paletas, múltiplas cores que se envolvem em um degradê – uma marca pessoal da pintora – e nos traçados, uma dedicação milimétrica de quem está fazendo o maior trabalho de sua vida. Pelo menos, é o que Nathalia confidenciou à Tribuna. Segundo a arquiteta e urbanista, essa experiência é, com certeza, o maior desafio da sua carreira até hoje, uma vez que vai pintar toda a extensão do muro sozinha.

Longe de ficar amedrontada, ela se mostra animada pela ideia da transformação, principalmente, por se tratar de uma homenagem para a cidade. Realizar uma pintura na rua expõe a artista tanto a olhares curiosos como aos do machismo. Ela relata que há homens que passam com o olhar desconfiado ou que já até a abordaram duvidando que aquele trabalho era de sua autoria.

Apesar dessa realidade cotidiana, Nathalia conta que acabou sendo naturalizada em Juiz de Fora e que gosta daqui. “Enxergar a cidade para além dos problemas e expressar meu ponto de vista sobre o resgate da identidade de Juiz de Fora na arte é muito satisfatorio”, explicou ela sobre um dos motores para seu trabalho.

A artista que já pintou viaduto, atualmente, tinge de beleza outro canto na cidade. De acordo com ela, o muro tem como objetivo resgatar elementos da cidade, para colocá-los ao longo da extensão da parede, inserindo várias cenas. Embora ainda não esteja pronto, já é possível ver a modificação que a obra causou na paisagem de quem faz o trajeto pela Olegário.

A pintura vai retratar símbolos que remetem a pontos de referência do município e, enquanto essa etapa do trabalho não chega, a população pode se aventurar com palpites acerca do que estará no muro. Um QR code estampado na parede, ao ser escaneado, leva o pedestre para a página do muro.

A primeira pessoa a conseguir ter um palpite certeiro, até o próximo dia 24, e adivinhar o que será estampado vai ganhar um voucher de R$200 em compras na Chico Rei. Algo já é certo: transitar pela avenida não será mais o mesmo depois da arte naquele muro. Um muro colorido no meio do caminho.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.