Excêntrica lança versão de ‘A orelha de Eurídice’

Gravação de cover de Cazuza surgiu a partir do encontro do duo juiz-forano com o guitarrista Ricardo Palmeira


Por Tribuna

01/04/2022 às 07h00

Excêntrica
Douglas Gomez e Henrique Filho forma o duo Excêntrica (Foto: Renan Silva/Divulgação)

Através das conexões possíveis das redes sociais, o músico juiz-forano Henrique Filho encontrou o guitarrista Ricardo Palmeira, que acompanhou Cazuza nas turnês e gravações de vários de seus discos. A partir desse encontro, o próprio Ricardo viu a possibilidade de fazer o que Henrique já queria há tempos: estrear a produção da banda Excêntrica, formada pelo cantor e pelo baterista Douglas Gomez. Para isso, dada a natureza do encontro, nada mais justo que começar com um cover de Cazuza, e a escolhida foi a música “A orelha de Eurídice”, presente no álbum “Ideologia”, de 1988. O single já está disponível nas principais plataformas, e o videoclipe será apresentado no sábado (2), pelo YouTube do duo. No mesmo dia, eles fazem show no Bar da Fábrica, junto com Uiara Leigo, que tocará covers de Cássia Eller – que, aliás, também gravou “A orelha de Eurídice”.

Henrique e Douglas já se encontraram em outros projetos, mas a Excêntrica, que é somente deles, foi idealizada em 2019. A proposta levantada por Henrique era, finalmente, ter um projeto só com músicas brasileiras e com suas composições. Douglas sugeriu que, pela primeira vez, o cantor se mostrasse como guitarrista também, já que praticava há tempos, apesar de nunca ter se apresentado dessa forma. Quando finalmente ia estrear, com as músicas arranjadas, prontas para serem gravadas, veio a pandemia. Seguindo uma onda da pandemia, Ricardo chamou Henrique para gravar um vídeo à distância tocando uma música. “Ele me mandou a demo de ‘A orelha de Eurídice’, uma versão hard rock, e eu adorei. Foi quando ele sugeriu para eu ativar a Excêntrica.” A música é o primeiro trabalho lançado do duo, e conta, além da participação, com a mixagem e masterização do guitarrista de Cazuza.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.