Cervejarias de JF lançam Central de Negócios Cerva Gerais

Iniciativa reúne 11 fábricas da cidade e conta com o apoio do Sebrae


Por Tribuna

01/03/2024 às 12h45

cervejarias
Central de Negócios Cerva Gerais começou a ser desenvolvida há 10 anos, em Juiz de Fora (Foto: Fernando Priamo/ Arquivo TM)

Onze cervejarias artesanais de Juiz de Fora se uniram e lançam, na próxima segunda-feira (4), a Central de Negócios Cerva Gerais. A iniciativa é apoiada pelo Sebrae Minas e tem como objetivo principal ampliar o acesso a mercados, além de aumentar as vendas e a lucratividade, proporcionando maior produtividade aos pequenos negócios do setor cervejeiro da cidade.

O trabalho para a criação da Cerva Gerais começou a ser desenvolvido há 10 anos pelas empresas, com o intuito de promover e valorizar o cenário local cervejeiro. As cervejarias que compõem a Central de Negócios são: Bravo, Carioca do Brejo, Escola Mirante, Muller, São Bartolomeu, Gavioli, Timboo, Wuff Bier, Buonacerva, Knut e Mercesana.

Nesses anos, os donos das cervejarias participaram de encontros periódicos, consultorias e capacitações em gestão, finanças, liderança, vendas, marketing e mercado. Além disso, as cervejarias integraram eventos como a Festa da Cerveja, em Juiz de Fora, e o TremBier, em Tiradentes. Os empresários ainda tiveram participação em uma missão técnica para conhecer a Central de Negócios de cervejarias de Blumenau, em Santa Catarina, considerada uma referência nesse setor.

Formar uma Central de Negócios gera alguns benefícios. Dentre eles, estão o aumento da força no mercado para concorrer com grandes empresas do setor, negociação com os principais fornecedores de insumos, melhores condições de pagamento e redução acentuada no preço de CO2, gás de cozinha (GLP), maltes, levedura, lúpulos e energia elétrica, entre outros. Além disso, essa configuração permite que os empresários troquem experiência entre si, com o intuito de fortalecer o setor na cidade.

Terceira cidade em Minas com mais cervejarias

Juiz de Fora tem 27 empresas cervejeiras e, por isso, ocupa a terceira posição entre os municípios mineiros, atrás de Belo Horizonte, com 57, e Nova Lima, com 28.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.