Cemitérios divulgam horário de celebrações no Dia de Finados
Cerca de 35 mil pessoas devem visitar os cemitérios de JF no próximo sábado, 2 de novembro
Os trabalhos de limpeza, roçada, poda de árvores, capina e reforço de lixeiras, pintura e retirada de entulhos foram intensificados nos dois principais cemitérios de Juiz de Fora, durante toda esta semana, em preparação para o Dia de Finados, celebrado no próximo sábado (2).
O Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizado no Bairro Poço Rico, terá programação especial diante da expectativa de que 15 mil pessoas visitem o lugar. Haverá cinco missas, às 8h, 10h, 13h, 15h e 17h. A missa das 10h será celebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Foi realizado mutirão com o apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).
Neste ano, foi finalizada a reforma das capelas, e uma nova foi construída. Nos últimos anos, o espaço passou também por reforma nos banheiros e na iluminação na área das capelas.
No sábado, funcionários irão orientar os visitantes e ficarão na Capela 5, para prestar informações. Ambulantes estarão vendendo flores no local. Uma entidade religiosa também distribuirá água mineral para os visitantes. Neste dia, o funcionamento será das 6h às 18h. A administração do cemitério Municipal solicita que os visitantes não levem recipientes que possam acumular água, pois podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Parque da Saudade
No Parque da Saudade, em Santa Terezinha, onde há 34.970 sepultados, são esperados 20 mil visitantes. Trinta funcionários estarão disponíveis para fornecer informações e ajudar na localização de jazigos, das 7h às 18h. Além isso, foi solicitado o apoio da Polícia Militar e da Settra para organização e controle do trânsito no entorno do cemitério. Vigias estarão disponíveis para direcionar o trânsito na área interna.
Ao longo do dia serão realizadas três missas no Espaço de Celebração do cemitério, às 8h, às 10h e às 15h. Esta última será presidida por Dom Gil Antônio Moreira. Com o objetivo de garantir o conforto de quem for homenagear os entes, um toldo foi montado para as missas e abrigar visitantes. Uma ambulância também estará de plantão para eventuais emergências.
O cemitério orienta que os visitantes levem flores naturais e lembra a proibição de plantá-las no entorno do jazigo. Ambulantes não têm permissão para vender flores no interior do local.