Sesc Pousada é cedido para a Prefeitura e vai se transformar em parque municipal
Cessão do espaço não terá custos ao município durante as duas décadas; local será rebatizado como Parque Municipal de Juiz de Fora
Um espaço que possa ser usufruído pelas pessoas que não têm acesso a clubes e granjas e sirva para as famílias terem momentos de lazer e de divertimento: essa é uma das possibilidades que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vislumbra para a sede do antigo Sesc Pousada, que encerrou as atividades em Juiz de Fora em julho de 2019 e será transformado em Parque Municipal. A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (31), dia do aniversário da cidade, pela prefeita Margarida Salomão (PT). O espaço de mais de cinco mil metros quadrados, localizado na Rua do Contorno, no Bairro Nova Califórnia, Cidade Alta, possui estrutura para prática de esportes – inclusive aquáticos -, atividades culturais e demais eventos.
“É uma área privilegiada com equipamentos como piscina, campo, ginásio, churrasqueira, trilha e espaço para piquenique. Então é um lugar que a gente tem a chance de oferecer, de forma ordenada, tão logo passe a pandemia, um espaço em que as pessoas vão poder usufruir com a família e amigos em uma cidade que tem carência nesse tipo de espaço”, avalia o secretário de comunicação da PJF, Márcio Guerra, que comemora a cessão do espaço à Prefeitura. “É um grande presente para Juiz de Fora, e a repercussão dessa notícia nas redes sociais foi muito boa, gerando a comemoração das pessoas.”
A apropriação da área pela Administração municipal tem prazo de 20 anos e não terá custos aos cofres públicos, conforme a Prefeitura. A estrutura abrange campos de futebol, ginásio esportivo, piscinas, quadras, salão de jogos, playground, centro de convenções, teatro de arena, pista de caminhada ecológica e ampla área verde.
O modo de utilização do espaço ainda será planejado pela PJF, por meio de uma equipe que irá reunir representantes das secretarias de Esporte e Lazer, de Turismo, de Transformação Digital e Administrativa, da Fazenda e de Comunicação, além da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), segundo comunicado da Prefeitura, que já anunciou, entretanto, que o novo espaço deve ser chamado de Parque Municipal de Juiz de Fora.
“A prefeita nomeou uma comissão para já formatar um modelo de gestão. O Sesc vai manter os funcionários que hoje estão lá até 30 de julho, para passar definitivamente a gestão. Até lá, temos que formatar esse modelo de gestão que, certamente, será com nossa equipe e também com alguns serviços terceirizados. Dentro desse processo, haverá licitação para algumas coisas, como cantina e restaurante para ocupação”, explica o secretário.
Potencial turístico e esportivo
Segundo a Prefeitura, o local tem estrutura para sediar eventos e campeonatos esportivos. Neste âmbito, a Secretaria de Turismo (Setur) considera o Sesc Pousada como de “grande potencial turístico”, além de poder ser utilizado também para a capacitação de estudantes de cursos relacionados ao turismo.
“O Sesc Pousada tem capacidade para receber mais de 300 hóspedes com todos os equipamentos e acomodações de boa qualidade. É um espaço onde já foram realizados vários cursos de capacitação de professores, que ficavam hospedados no local enquanto faziam seus cursos. Então, isso também será possível de ser feito. Além disso, é um espaço onde pode ser realizada festa de casamento para pessoas que talvez não tenham condições de alugar um salão, e também é um atrativo turístico a mais para a cidade, que agora não é mais só dos comerciários, mas de toda a população”, ressalta Márcio Guerra.
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) também já estuda projetos para utilizar os espaços para a prática esportiva, incluindo a realização da competição de bocha paraolímpica quando a área estiver disponível, por exemplo.
“Depois da pandemia, a PJF irá marcar uma data para inauguração do parque com a presença das pessoas, porque muitas ainda não conhecem o local. É um lugar que já foi muito frequentado por muita gente. Foi um gol de placa essa aquisição para o município”, comemora o secretário de comunicação.
Atividades suspensas desde 2019
Em julho de 2019, o Sesc Pousada suspendeu as atividades, dando seguimento à série de equipamentos e serviços do Serviço Social do Comércio (Sesc) na Zona da Mata que foram encerrados. Àquela altura, o local oferecia, além do serviço de hospedagem, atividades gratuitas nas áreas de esporte, cultura e lazer. Na ocasião, o serviço também foi encerrado em Santos Dumont.
O Sesc Pousada foi criado na década de 1960 para oferecer oportunidade de recreação aos trabalhadores do comércio e seus dependentes. Em Juiz de Fora, o setor se configura na principal atividade econômica, somando mais de sete mil estabelecimentos e 36 mil funcionários até o ano do fechamento da unidade.
O fechamento ocorreu na esteira de enxugamento das unidades do Sesc em Minas, com dificuldades no repasse de verbas do Governo federal. Na ocasião, 28 dos 33 trabalhadores tiveram de ser demitidos em decorrência do encerramento das atividades.