Inauguração da Praça Clodesmidt Riani deve acontecer ainda no primeiro semestre

Entrega do espaço está prevista para o período de celebrações dos cem dias de governo da atual gestão


Por Tribuna

31/01/2025 às 18h37

Na manhã de sexta-feira (31), o secretário de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora, Eduardo Crochet, afirmou, em entrevista à Rádio Transamérica, que a Praça Clodesmidt Riani tem previsão de ser entregue em breve. Em nota encaminhada à Tribuna, a Secretaria de Obras não confirmou a data exata, mas afirmou que a inauguração do espaço está prevista para o período de celebrações dos cem dias de governo da atual gestão, a ser celebrado em 10 de abril. Inclusive, nesta data, está prevista a reinauguração do Mercado Municipal, conforme antecipada pela Tribuna

As obras no local, até então conhecido como Praça do Riachuelo, começaram em maio do ano passado, embora a primeira ordem de serviço tenha sido emitida em novembro de 2023. Ainda em nota, a Secretaria de Obras esclareceu que “a ordem de serviço foi emitida em novembro de 2023 para serviços preliminares, como a colocação de tapumes na Praça. A obra iniciou-se em maio de 2024, em função da necessidade da autorização de início por parte da Caixa Econômica Federal, já que trata-se de uma intervenção executada com recursos federais”.

De acordo com o contrato dos serviços de reforma e revitalização, o documento tem vigência de 15 meses, e o prazo estabelecido para conclusão das obras é de 12 meses.

A Martins Construção Civil e Ambiental Ltda., empresa responsável pela execução da obra, foi escolhida por meio de processo licitatório, que totalizou um valor de R$ 1.442.568,94. Os recursos utilizados para a obra são provenientes de uma emenda enviada ao município por Charlles Evangelista. O montante enviado pelo parlamentar foi de R$ 958.604, e o valor restante é uma contrapartida da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Homenagem

No dia 1º de maio de 2024, feriado do Dia do Trabalhador, foi sancionada a Lei que alterou o nome da praça em homenagem ao sindicalista Clodesmidt Riani. A sanção da lei foi realizada em ato na Praça Antônio Carlos. De autoria do Executivo, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora em abril de 2024.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.