Vacinação contra gripe é interrompida até quarta-feira em JF
Desabastecimento atingiu boa parte das salas de imunização do município, mas campanha será retomada
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora informou, nesta segunda-feira (30), que há desabastecimento da vacina contra gripe em boa parte das salas de imunização do município. Por conta disso, pode não haver vacinação nesta terça, dependendo da unidade. Segundo a PJF, a imunização será retomada de forma regular na quarta (1º de abril), quando o Município vai receber novas doses. Neste domingo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já tinha informado que o posto temporário instalado no campus havia sido fechado por conta da limitação do número de lotes disponíveis da vacina.
Por conta da falta das doses, decorrente da grande demanda pela imunização, a secretaria recomendou que o público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, composto por idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde, volte a buscar a imunização nesta quarta. Novos lotes da vacina são encaminhadas pelo Ministério da Saúde para as secretarias estaduais, que, por sua vez, direcionam um número determinado para cada superintendência regional. Esta última abastece as secretarias municipais, o que está previsto para ocorrer na quarta.
Apesar da situação de desabastecimento, a PJF esclareceu que não há motivo para busca emergencial pela vacinação, reafirmando a necessidade de prosseguir com o esquema das aplicações semanais por faixa-etária. Nesse sistema, que visa a evitar aglomerações nas unidades de saúde, pessoas com 80 anos ou mais foram vacinadas primeiro, entre os dias 23 e 27 de março. A prioridade desta semana é a faixa etária composta por pessoas com idades entre 70 a 79 anos, até sexta (3 de abril). Os idosos que têm 60 a 69 anos deverão ser vacinados na próxima semana, de 6 a 15 de abril.
UFJF
Também em razão do desabastecimento, o posto temporário de vacinação montado no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF foi fechado. Entre os dias 23 e 28 de março, o posto temporário imunizou 6.782 pessoas.
A iniciativa foi desenvolvida por meio de parceria entre a UFJF e a Prefeitura. A ideia era imunizar idosos por meio do sistema drive thru, onde eles recebiam as vacinas dentro de seus automóveis, seguindo orientações de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. Só no sábado (28), foram 1.251 pessoas vacinadas.
41 mil doses aplicadas, segundo o Ministério da Saúde
De acordo com dados do Data Sus, sistema do Ministério da Saúde, na semana passada, entre os dias 23 e 30, mais de 36 mil idosos e cinco mil profissionais da saúde foram imunizados no município. As 41 mil aplicações colocam Juiz de Fora abaixo apenas da capital Belo Horizonte em números totais de imunização no estado de Minas Gerais. No posto especial montado na UFJF, por exemplo, entre os dias 23 e 28, quase sete mil idosos foram imunizados no esquema drive thru. O balanço da primeira semana será divulgado pelo Município nesta terça.
Imunização
Por conta do desabastecimento, o horário de aplicação das vacinas nesta semana foi alterado. As doses serão distribuídas a partir de quarta, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, no Centro), das 8h às 16h30; e no PAM-Marechal, das 8h às 16h30.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B. Mesmo sendo considerada segura, a dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação grave anterior ou alergia grave a ovo de galinha. Essa vacina não imuniza contra o coronavírus.