Estudantes decidem ocupar IF Sudeste em Juiz de Fora
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IF Sudeste) de Juiz de Fora deve se juntar ao movimento Ocupa Tudo, mobilização nacional de resistência formada por estudantes secundaristas e universitários. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (28), pelos estudantes que participaram da transmissão ao vivo pelo YouTube do programa “Minha Casa, Minha Reitoria”, do movimento Ocupa UFJF. Os alunos mobilizados devem ocupar o IF Sudeste no próximo dia 7. As comissões já foram divididas e os programas já estão planejados para a ocupação.
O movimento inicialmente irá durar cinco dias. De acordo com a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), até o início da noite desta quinta, eram 1.177 escolas ocupadas em todo o país. Já a União Nacional dos Estudantes (UNE) quantificou 123 campus de universidades tomadas pelo movimento estudantil.
Já os estudantes que ocupam a Reitoria da UFJF divulgaram as pautas do movimento Ocupa UFJF. São elas: ampliação de políticas públicas para mães universitárias; garantia de que o prazo para liberação da moradia estudantil seja cumprido e que o planejamento da próxima seja realizado junto aos estudantes; contra as Propostas de Emenda à Constituição 55 (antiga PEC 241) e 53, e as Medidas Provisórias (MPs) 746 e 735; pela paridade do Conselho Superior da UFJF (Consu), com a ampliação da representação estudantil; que o modelo de segurança universitária seja repensado, incluindo a participação efetiva de estudantes e da diretoria de Ações Afirmativas nas deliberações; pelo afastamento imediato do professor que assediou uma aluna no curso de Odontologia e inserção de medidas no Relatório Anual de Gestão (RAG) a respeito de assédio e agressões; revisão imediata da resolução das festas aprovada pelo Consu; contra qualquer governo que ataque a educação pública; contra o projeto de governo do presidente Michel Temer.
São mais de 250 estudantes ocupando a universidade. Na transmissão do “Minha Casa, Minha Reitoria”, os universitários afirmaram que só irão desocupar o espaço quando as pautas forem atendidas. Durante o programa, eles explicaram a formação das dez comissões e os respectivos trabalhos. Também informaram que as comissões estão organizando calendários de atividades. Estão sendo realizadas duas assembleias diárias, uma no início da tarde e outra à noite. Ontem, a assembleia das 19h debateu sobre os encaminhamentos das pautas e sobre como será dada a continuidade da ocupação.
No Colégio João XXIII, os estudantes devem permanecer mobilizados até domingo. No entanto, a ocupação não irá prejudicar a votação para o segundo turno nas seções localizadas na instituição. Na última quinta-feira, os estudantes realizaram uma assembleia com o juiz da 155ª Zona Eleitoral, Paulo Tristão, na qual ficou acordado que os secundaristas irão deslocar as intervenções para o ginásio do colégio. O presidente do Grêmio Estudantil, Yuri Vieira do Vale, 17 anos, explicou que estão sendo realizadas duas assembleias diárias, uma no início da tarde e outra à noite. “Na hora do almoço, debatemos o que vamos fazer durante o dia. À noite, fazemos o cronograma do dia seguinte. Está sendo gradual o processo.”