PM auxilia salvamento de recém-nascido por telefone
Foram duas ocorrências de bebês engasgados em um intervalo de 10 dias
Em dez dias, policiais militares que trabalham no atendimento do 190, número de emergência da corporação, conseguiram salvar, por telefone, as vidas de dois bebês que estavam engasgados. A última ocorrência foi registrada na tarde de segunda-feira (27). A vítima era um bebê de apenas 12 dias.
De acordo com a PM, o chamado para o 190 foi por volta das 15h30. Uma mulher, mãe do recém-nascido, ligou para o 190 relatando que estava com a filha engasgada, desfalecida e já sem sinais respiratórios. O atendente da ligação, cabo Braz, deu início às orientações de como a mulher deveria proceder. De acordo com o chefe da equipe que trabalhava naquele turno, tenente Webert Marque Clementino, além de repassar as técnicas de salvamento, o cabo conversou com a mulher a fim de acalmá-la.
Enquanto o policial estava no telefone, uma equipe do Centro de Comunicação da PM (Copom) enviou uma viatura para o endereço do fato, no Bairro Jardim de Alá, Zona Sul, e acionou também uma ambulância do Samu.
Ainda durante o atendimento telefônico, segundo o tenente, o militar conseguiu ajudar a mãe a fazer a bebê voltar a respirar. Mesmo com o quadro melhor, ele continuou na linha com a mulher.
Ao chegarem ao endereço, os policiais verificaram a gravidade da situação e a fragilidade da recém-nascida. Eles, então, decidiram por não aguardar a chegada da ambulância e levaram a bebê para a UPA de Santa Luzia, onde ela foi atendida e permaneceu em observação.
Outra ligação salva recém-nascido
Já no dia 17 deste mês, outro telefonista do Copom atendeu uma ligação para o 190 de outra mãe, esta moradora do Bairro Grama, Zona Nordeste, solicitando ajuda para o filho de dois meses de idade. O bebê havia engasgado e estava desfalecido.
O policial militar passou as orientações de como proceder com ações de primeiros socorros enquanto uma viatura era deslocada. Assim como no caso mais recente, o militar permaneceu na linha até a chegada do socorro. Segundo a PM, já na casa da vítima, os policiais retiraram um objeto da garganta da criança. O Samu foi acionado e deu prosseguimento ao atendimento médico.