Assistente virtual de denúncias de violência contra a mulher começa a operar nesta terça em JF
‘Chame a Frida’ funcionará por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp e estará disponível a partir das 14h

A partir desta terça-feira (28), Juiz de Fora irá contar com uma assistente virtual para atender solicitações de mulheres vítimas de violência. “Chame a Frida”, que funcionará pelo aplicativo WhatsApp por meio do número (31) 99141-6954, estará disponível a partir das 14h, quando será lançado em evento realizado na Casa da Mulher.
A assistente virtual responde às vítimas por meio de mensagens pré-programas. Através da Frida, é possível realizar denúncias, esclarecer dúvidas ou mesmo notificar sobre situações de risco ou flagrante. Nesse último caso, a Polícia Militar é acionada para o atendimento. Além disso, as mulheres que precisam de medidas protetivas podem agendar um horário para ir até a delegacia fazer a solicitação.
De acordo com a delegada Danielle Alves Ribeiro, uma pessoa da Delegacia de Atendimento à Mulher ficará responsável por atender as demandas enviadas por meio da assistente virtual. “Esse projeto está presente em outras cidades e, como funcionou muito bem, está sendo expandido. Nós temos em Juiz de Fora uma demanda muito grande de mulheres que sofrem violência e vimos a necessidade de implantar aqui também.”
Conforme a delegada, o “Chame a Frida” foi criado para facilitar o atendimento das mulheres. “[A Frida] representa às mulheres mais acesso aos serviços quando estiverem sofrendo violência, elas vão poder contar com mais uma forma de atendimento virtual”, diz.
‘Chame a Frida’
A atendente virtual foi criada em 2020, em Manhuaçu, município da Zona da Mata distante cerca de 290 quilômetros de Juiz de Fora. Desde então, a iniciativa já foi contemplada com diversos prêmios, sendo o mais recente deles o festival internacional Creative Bureaucracy, que ocorreu na Alemanha, na última quinta-feira (23).
Além disso, o projeto também foi contemplado com o primeiro lugar do Inova Minas Gerais em 2020, na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso – Modalidade Inovação em Políticas Públicas”, e do Prêmio Innovare, em 2021.”Chame a Frida” também recebeu o selo de “Inovação em serviços ou políticas públicas” oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a embaixada da Dinamarca no Brasil.