Prefeita diz ter projetado cidade mundialmente em viagem à China

Perspectiva é de colaboração mútua em diversos setores, como nas áreas acadêmica, científica, tecnológica, comercial, cultural e esportiva, com o futebol


Por Sandra Zanella

27/10/2025 às 18h14

“Nós trouxemos muito crescimento e fizemos uma forte projeção da cidade, como uma âncora para fortalecer as relações da China com o Brasil. Temos perspectivas de colaboração em diversos setores”, resume a prefeita Margarida Salomão (PT) sobre a viagem realizada entre os dias 11 e 23 de outubro ao país que é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. A colaboração mútua nas áreas acadêmica, científica, tecnológica, comercial, cultural e esportiva – com o futebol, é a grande aposta de frutos da incursão à Yueyang, que marcou o início das relações de “cidades-irmãs”. “Fundamentalmente, rompemos os limites da cidade, em termos de projetá-la como uma cidade mundial”, aponta a chefe do Executivo, ressaltando que a China é hoje a principal economia do mundo e o principal destino das exportações brasileiras.

As delegações de Juiz de Fora e Yueyang assinaram um documento de intenções de intercâmbio e desenvolvimento mútuo. “Significa que nós temos um compromisso recíproco de desenvolver projetos conjuntos”, explica Margarida, indicando o turismo como também um caminho possível. “A nossa irmã é uma cidade muito bonita e milenar, com monumentos espetaculares.” A expectativa, agora, é receber a delegação de Yueyang em maio de 2026, possivelmente em meio às comemorações do aniversário de Juiz de Fora. “A China está realmente muito interessada em fortalecer o seu papel junto ao Brasil.”

O vereador Marlon Siqueira (MDB) integrou a comitiva e disse ter ampliado seu horizonte como legislador. “Estamos fazendo um projeto para criar uma comissão de relações e políticas externas na Câmara Municipal”, anunciou, durante a coletiva de imprensa na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), ao lado da vereadora Letícia Delgado (PT), que também participou da viagem. “A partir do momento em que estruturamos parcerias, não só através de governos centrais federais, mas das cidades, conseguimos cultuar algo que os chineses valorizam muito: uma relação de confiança, duradoura, onde todos os entes desse acordo possam ganhar”, destacou a petista.

Ela citou o avanço tecnológico “inexorável”: “Eles lidam com a pesquisa de uma forma muito sólida e responsável. Não pensam em avanço tecnológico, se não pensarem em investimento em pesquisa e também em capacitar a população com ganho educacional, para que não aumente a desigualdade.” Letícia observou que não existe futuro dentro da geopolítica sem inovação tecnológica e novas energias. “Por exemplo, em todas as cidades chinesas que nós passamos, vimos muitos carros elétricos.” A “mobilidade inteligente” chamou atenção sobretudo nas visitas a grandes cidades, com mais de 20 milhões de habitantes, como Pequim e Xangai, onde a delegação inclusive visitou a Universidade Normal do Leste da China.

Além da prefeita, foram ao país oriental o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado; o secretário de Comunicação, Giliard Tenório; e a coordenadora de relações internacionais, Maria Luíza Barbosa. O investimento total para cobrir os gastos da viagem deles e dos dois vereadores convidados (selecionados pela Mesa Diretora da Câmara Municipal) foi de R$ 441,6 mil. Um grupo de 11 empresários, que representam 18 empresas na cidade, também participou da comitiva – que incluiu visitas a diversas firmas chinesas de variados setores -, por meio do apoio do Sebrae e da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.