PM desmente informação de que grupo que estaria transmitindo vírus da AIDS
Foto de suposto comunicado da polícia sobre a transmissão proposital do vírus da AIDS em Juiz de Fora circula em redes sociais; informações são falsas
A Polícia Militar de Juiz de Fora informou, nesta sexta-feira (27), que um alerta que circula nas redes sociais sobre um suposto grupo que estaria enganando pessoas para transmitir o vírus da AIDS é falso.
A polícia ressaltou que é mentira a informação que um grupo de pessoas estaria visitando casas para transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) por meio de testes de taxa glicêmica. Em redes sociais, a foto de um papel com um texto supostamente escrito pela PM para alertar a população tem sido compartilhado.
No falso comunicado, consta que um grupo de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, “vestindo branco para simular estudantes de enfermagem, estaria passando nas casas ‘a mando da baleia azul'”. Para conseguir contato com a população, os moradores estariam sendo abordados para medir a taxa de glicemia. O texto vem ainda acompanhado de uma frase, no imperativo, que estimula a disseminação da mensagem.
A Polícia Militar reiterou, por meio da assessora de imprensa, que nenhum alerta sobre isso foi feito pela corporação. A Tribuna apurou que outros municípios também têm registrado a circulação da mensagem, que aparenta ser antiga, por fazer referência a um desafio compartilhado em redes sociais em 2019.