‘Chuveirão’ no Calçadão para prevenir o câncer de mama


Por Tribuna

27/10/2014 às 11h12

chuveirao olavo
Mulheres receberam orientações sobre o autoexame de mama

Mais uma ação da campanha Outubro Rosa foi promovida em Juiz de Fora. Nessa segunda-feira (27) das 10h às 12h, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoveu um “Chuveirão” no Calçadão da Rua Halfeld. A iniciativa também contou com a parceria da Ascomcer e do Sesc, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama.

No local foi montado um box, como em banheiros residenciais, onde as mulheres receberam orientações das enfermeiras da Ascomcer, as quais mostraram como o autoexame deve ser realizado durante o banho, momento mais propício para as mulheres o fazerem. A iniciativa teve repercussão, diversas mulheres esperavam na fila para participar dos procedimentos com a equipe de enfermagem.

Para a costureira Ângela Aparecida Peres Serra, 52 anos, a ação foi de grande valia. “A enfermeira me mostrou o jeito correto de fazer o autoexame. Além disso, foi possível esclarecer algumas dúvidas sobre dores que sinto nos seios, que iniciaram após eu entrar na menopausa. A partir de agora sempre vou fazer o autoexame durante o banho e procurar um médico para realizar a mamografia”, relatou.

As mulheres que participaram do “Chuveirão” ainda foram contempladas com uma rosa e uma blusa da campanha. Panfletos informativos também foram distribuídos a várias pessoas que passavam pelo local. Outubro Rosa é um movimento realizado em vários países e cujo nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.