Abaixo-assinado cobra melhorias na oferta de ônibus no São Mateus
Documento, assinado por mais de 800 pessoas, reivindica aumento da frota que atende o bairro e ampliação dos horários de operação

Moradores do São Mateus reivindicam melhorias no transporte coletivo. Um abaixo-assinado, com mais de 800 assinaturas, foi encaminhado à Câmara Municipal, solicitando o aumento da frota de ônibus que atende o bairro, localizado na Zona Sul de Juiz de Fora. Atualmente, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), dois veículos são usados na linha 524 (São Mateus) durante os dias úteis, mas nos sábados, domingos e feriados o número cai para somente um.
O horário de operação dos ônibus nos fins de semana e feriados, inclusive, foi alvo de críticas pelos moradores: “Aos sábados, muitos trabalham ou têm compromissos e não contam com transporte depois das 20h. Domingos e feriados, então, nem se fala. Às 18h45, 19h15 os ônibus já estão na garagem”, conta o morador e um dos organizadores do abaixo-assinado, Pedro Henrique Fernandes. Nascido e criado no bairro, ele afirma que é a primeira vez que os ônibus não atendem de forma adequada a região. “É uma vergonha para a população.”
Pedro também diz que, antigamente, a linha que atende o bairro possuía o dobro de veículos. Outro agravo, na sua opinião, é que o São Mateus concentra muitas pessoas idosas, exigindo ainda mais cuidados relacionados à mobilidade urbana.
Adequações constantes, diz PJF

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da SMU, destacou em nota que realiza constantes adequações para garantir a pontualidade dos horários dos ônibus, assim como melhorias na oferta de veículos e na qualidade do serviço. A informação é que, ao todo, desde o início deste ano, foram 210 atualizações em quase 90 linhas.
Essa revisão, ainda de acordo com a SMU, é realizada com base em informações técnicas, registradas pelos sistemas de Bilhetagem Eletrônica e monitoramento GPS. Outros aspectos, como número de partidas e viagens, tempo de deslocamento, de descanso dos colaboradores e horários de interesse da comunidade, como escolas ou unidades de saúde, também são levados em consideração.
Conforme o Município, além da linha 524, o bairro também é atendido pela 527 (Santa Cecília), que tem em seu itinerário parte da Rua São Mateus. Além disso, moradores também contam com as linhas da Avenida Itamar Franco, por onde circulam mais de 25.
Por fim, a Prefeitura informa que o pedido dos moradores ainda não foi encaminhado ao Poder Executivo, que está aberto a debater sobre demandas da população.
*Estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa
Tópicos: ônibus jf / transporte coletivo