Palacete Santa Mafalda voltará abrigar a Escola Delfim Moreira em 2023
Promessa é de que obras sejam concluídas em novembro; informação foi dada pelo governador Romeu Zema durante visita ao local
Após quase dez anos de obras, a Escola Estadual Delfim Moreira tem previsão de voltar a funcionar no Palacete Santa Mafalda, localizado na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Braz Bernardino, região central da cidade. As obras de restauração do local devem ser entregues em novembro de 2022. A informação foi dada pelo governador Romeu Zema (Novo) durante visita ao local, na terça-feira (24), quando esteve em Juiz de Fora. Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), a expectativa é de que, a partir de 2023, cerca de mil estudantes voltem a frequentar o antigo espaço de ensino.
“As intervenções são realizadas levando em conta todos os cuidados técnicos, uma vez que o imóvel é tombado. A rede física da SEE/MG acompanha o cronograma de execução do projeto. As aulas no local serão retomadas no ano letivo de 2023”, informou a SEE à Tribuna. A obra de restauração no Palacete Santa Mafalda tem previsão inicial do custo de R$ 7.986.885,27 e é de responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
Na visita, o governador, juntamente com representantes do Governo do Estado, o vereador Marlon Siqueira (PP) e a diretora da escola Letícia Natalino, conheceu a sede histórica e o prédio em anexo. Também viu as dependências de uma sala de aula modelo, o refeitório, a cozinha, a biblioteca e os banheiros. Segundo assessoria de parlamentar, todos os ambientes estão estruturados com acessibilidade para possibilitar a inclusão, incluindo a criação de um elevador que liga os dois pavimentos. Apesar dessa instalação, as escadas originais foram mantidas a fim de preservar o patrimônio tombado.