UFJF divulga datas das provas do Pism em 2019

Processo seletivo ocorre nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro


Por Tribuna

27/03/2019 às 11h08- Atualizada 27/03/2019 às 16h24

A UFJF divulgou as datas em que irão ocorrer as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto 2020. Segundo a instituição de ensino, os exames acontecem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano. A previsão é que o edital seja divulgado em junho.

Em 2019, segundo dados da UFJF, houve recorde de inscrições de todas as edições do processo seletivo, com 34.743 candidatos inscritos. Deste total, 17.480 foram para o módulo I, 10.152 se inscreveram para o módulo II e 7.111 concorreram às vagas reservadas ao Pism pelo módulo III. Na edição anterior, 29.609 pessoas se inscreveram para o processo seletivo, o que representa aumento de cerca de 17% no número de candidatos.

O programa

O Pism é o processo seletivo seriado em que estudantes fazem provas ao final de cada um dos três anos letivos do ensino médio. A aprovação se dá por meio da soma dos resultados das notas de cada etapa. As provas são divididas em dois dias, com questões objetivas e discursivas. Apenas no último ano do Pism é que o aluno indica o curso que pretende fazer. Na última etapa, a parte discursiva da prova é de acordo com a área de conhecimento desejada.

Informações e esclarecimentos

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) dispõe de um serviço de informação às escolas sobre o processo seletivo, professores e diretores podem esclarecer dúvidas e programar visitas de servidores da Copese. Para solicitar, é preciso enviar e-mail para [email protected].

A UFJF destacou ainda que os candidatos que precisarem de atendimento especial terão suas necessidades avaliadas e atendidas. Como um dos dias de prova ocorre no sábado, para os candidatos sabatistas, por exemplo, que não desempenham atividades aos sábados antes do pôr do sol por convicção religiosa, farão os exames em horário especial.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.