Mais de cem mil unidades da nova carteira de identidade foram emitidas em Juiz de Fora

Serviço é gratuito e agendamento deve ser feito on-line


Por Vinicius Soares

26/12/2025 às 06h00

Mais de cem mil unidades da nova carteira de identidade foram emitidas em Juiz de Fora
CIN foi criada em 2022 para substituir o antigo RG, mas ainda não é obrigatória (Foto: Divulgação/PCMG)

Minas Gerais ultrapassou a marca de cinco milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Em Juiz de Fora, o número de documentos emitidos no mesmo período foi de 103.634, o que corresponde a cerca de 2%  das emissões realizadas no estado.

A CIN foi criada em 2022 para substituir o antigo RG, tornando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) o número principal de identificação. Ao unificar os documentos, a proposta é realizar uma padronização nacional que permita diminuir o número de golpes. Pesquisa da Serasa Experian revela que, a cada sete minutos, uma tentativa de fraude de documento é registrada no país. O RG é apontado como o documento “mais fraudável”, já que cada estado e o Distrito Federal realizam a emissão.

Apesar de estar em vigor desde 2022, a emissão da CIN ainda não é obrigatória, já que o antigo documento terá validade até 23 de fevereiro de 2032.

Saiba como emitir a CIN

Para emitir a CIN, basta realizar o agendamento on-line no portal do Cidadão-MG e comparecer à unidade escolhida no horário marcado com uma certidão de nascimento ou casamento e CPF. Após a conclusão destas etapas, o novo documento será enviado no endereço informado em até 15 dias úteis. A CIN digital poderá ser emitida após a entrega da versão física. O serviço é gratuito.

De acordo com informações da Seplag-MG, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) coordenadas pela pasta a capacidade para emissão da CIN passou de 10 mil vagas diárias, em janeiro, para 15 mil em dezembro. O tempo médio de atendimento nas unidades também registrou redução de dois a três minutos a partir de novembro, com a implantação do pré-cadastro do serviço durante o agendamento.

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