Com máxima de até 35 graus, Juiz de Fora permanece sob alerta vermelho de onda de calor

Alerta de onda de calor do Inmet e da Defesa Civil colocam Juiz de Fora sob alerta de altas temperaturas até o fim do ano


Por Tribuna de Minas

26/12/2025 às 13h07

onda de calor em Juiz de Fora
(Foto: Leonardo Costa)

O fim de 2025 tem sido marcado por temperaturas acima da média em Juiz de Fora e região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município está sob alerta vermelho — de grande perigo — para onda de calor. O aviso é válido até as 18h de segunda-feira (29). A condição climática representa riscos à saúde, com temperaturas pelo menos 5 graus acima da média por um período superior a cinco dias consecutivos.

Nesta sexta-feira (26), Juiz de Fora registrou temperatura máxima de 31,3 graus por volta do meio-dia, mas a previsão indica que os termômetros podem chegar a 32,5 graus até o fim do dia. O calor intenso deve persistir nos próximos dias. Segundo o Inmet, a máxima pode alcançar 35 graus na próxima terça-feira (30), apontada como o dia mais quente deste período de onda de calor.

Não há previsão de chuva, ao menos, até o dia 31 de dezembro, quando o céu deve apresentar maior cobertura de nuvens e aumenta a possibilidade de pancadas isoladas. O Inmet explica que a circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera tem dificultado a formação de nuvens de chuva em praticamente todo o estado de Minas Gerais. A Zona da Mata está entre as regiões mais afetadas pelo bloqueio atmosférico responsável pelo calor persistente.

Para sábado (27), a previsão é de máxima de 32,5 e mínima de 20 graus. No domingo (28), o cenário se repete, com máxima de 32,5 e mínima de 20. Na segunda-feira (29), as temperaturas devem variar entre 22,5 e 32,5 graus. Já na terça (30), os termômetros ficam entre 22,5 e 30 graus. A partir de quarta-feira (31), o aumento da nebulosidade deve contribuir para uma leve redução das temperaturas, com máxima prevista de 30 e mínima de 22 graus.

A virada do ano deve ocorrer sob tempo abafado. O calor permanece, mas o céu tende a ficar mais nublado, com chance de chuvas isoladas.

Defesa Civil publica orientações

A Defesa Civil de Juiz de Fora também emitiu alerta para a onda de calor, que pode se estender até o dia 31 de dezembro. Diante do cenário, o órgão divulgou uma série de orientações à população:

  • Evitar a exposição ao sol nos horários de maior calor, entre 10h e 16h;

  • Tomar banhos frios para ajudar a reduzir a sensação térmica;

  • Evitar atividades físicas intensas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia; caso pratique exercícios, optar pelos horários mais frescos, no início da manhã ou à noite, mantendo-se hidratado;

  • Beber água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede;

  • Utilizar roupas leves e de cores claras;

  • Dar preferência a alimentos leves, como frutas e verduras;

  • Manter a casa ventilada, utilizando ventiladores ou ar-condicionado, quando possível;

  • Ficar atento a sinais de desidratação, como boca seca, fraqueza e tontura, e procurar atendimento médico se necessário.

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.