Caminhão se choca contra prédio na Halfeld
Um caminhão de uma distribuidora de cervejas se chocou contra o gradil da Igreja São Sebastião e um prédio na Rua Halfeld, próximo à esquina da Rua Santo Antônio, por volta das 17h30 desta segunda-feira (26). De acordo com informações da Polícia Militar, o veículo estava estacionado na esquina com a Rua Gilberto de Alencar, enquanto o motorista e um ajudante faziam entrega de mercadoria em um bar. Ainda conforme a PM, o motorista relatou que o caminhão teria perdido os freios neste momento, entrando no jardim do estacionamento da Igreja São Sebastião, rompendo as barreiras do gradil. Depois disso, o veículo retornou à Rua Halfeld, atingindo e arrastando para a rua um Ford Fiesta que estava estacionado, vindo a parar somente na fachada do edifício. Não houve vítimas.
Em estado de choque, o motorista do caminhão, 39 anos, chegou a ser socorrido pelo Samu para o Hospital Albert Sabin onde recebeu atendimento e foi liberado. A Defesa Civil foi acionada para avaliar a estrutura do prédio atingido, já que o caminhão se chocou contra uma das pilastras na parte frontal da edificação. A retirada dos veículos foi liberada, sem riscos à propriedade. Por volta das 18h30, o proprietário do Fiesta compareceu ao local e foi orientado pela PM para a retirada do carro. Representantes da distribuidora também chegaram ao local para negociar a retirada dos veículos com o uso de um guincho. A perícia não chegou a ser acionada, já que não houve registro de feridos.
O susto foi grande entre as pessoas que presenciaram a descida desgovernada do caminhão. Chamou a atenção o fato de não haver pedestres no local no momento do impacto. O manobrista do estacionamento que pertence à Igreja de São Sebastião, Guilherme Peixoto, 36, relatou que estava distante, mas viu o caminhão de cerveja derrubar o gradil do jardim e “decolar” após bater em uma das margens da calçada. “Eu estava na guarita e ouvi o barulho da batida, quando o caminhão adentrou o estacionamento. Achei que ia parar, mas começou a embalar até entrar na rua de novo”, relatou. Pedaços da carroceria e cascos de garrafa de cerveja ficaram pelo trajeto, sendo recolhidos pelo Demlurb.
Coordenador do estacionamento, o diácono Adelmo Resende de Carvalho esteve no local para acompanhar os desdobramentos do acidente. Ele informou à Tribuna que, por se tratar de um patrimônio tombado, o gradil da Igreja de São Sebastião deverá ser reconstituído, respeitando o padrão de altura e a cerca viva conforme determinação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Comppac).