Site auxilia no rastreamento de celulares roubados


Por Tribuna

26/08/2016 às 19h36- Atualizada 26/08/2016 às 19h45

Com o objetivo de preservar o cidadão e prevenir crimes de furto e roubo de celulares, a Polícia Militar idealizou o site Celular Seguro (http://ww3.policiamilitar.mg.gov.br/48bpm/CelularSeguro). A estratégia está apoiada na tecnologia de rastreamento disponível nos celulares e no cadastramento simples dos números de identificação de cada aparelho, o chamado Imei (International Mobile Equipment Identity). A ferramenta combina inovação e tecnologia, para facilitar o acesso de todos e inibir as ações criminosas, os furtos e roubos de aparelhos de telefonia celular.

O dispositivo foi aberto ao público para cadastros no final do mês de julho, quando o lançamento foi informal, em algumas redes sociais. A meta foi verificar a aceitabilidade e o retorno de um público menor. Contudo, como o resultado foi positivo, o sistema e os cadastros foram ampliados.

Como se cadastrar
Além de informar o e-mail e o telefone principal, o internauta cadastra dados pessoais e informações do aparelho celular (marca, modelo e o código Imei – este código existe para cada chip e pode ser conferido ao digitar *#06# no aparelho). A partir daí, com um usuário e senha de acesso criados, o cidadão pode gerenciar seus telefones cadastrados e alertar o roubo/furto de celulares.

Os cadastros podem ser realizados por todas as pessoas no Estado de Minas Gerais e em qualquer região do país, de forma que, quando houver a ampliação em todos os níveis, já estejam com suas informações inseridas no sistema.

Vale destacar que o cadastro e alerta de furto/roubo no sistema não substitui o registro do boletim de ocorrência, que deve continuar a ser feito pela vítima junto à Polícia Militar de Minas Gerais.

Desde o início de sua divulgação e abertura ao público, num intervalo de quatro semanas, a procura pelo site totalizou pouco mais de 30 mil acessos e quase 11 mil cadastros.

Dicas de segurança
De acordo com o Armazém de Dados do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no primeiro semestre de 2016, foram registradas 31.880 ocorrências de roubo de celular em todo o estado. No mesmo período do ano anterior, foram 22.183, também somente de roubos registrados.

Em 2015, em todo o estado, foram registradas ocorrências de roubo de 48.955 celulares e 42.243 registros de furto. Na capital, foram 21.290 roubos registrados e 11.406 furtos. Em Juiz de Fora, só na última quinta-feira, a Polícia Militar registrou seis registros de roubos de celular. Do total, três ocorrências aconteceram na região central. As outras foram nos bairros Francisco Bernardino (Zona Norte), Borboleta e São Pedro (ambos na Cidade Alta). Em todos os registros na área central, os assaltantes estavam com facas. Já nos bairros, os ladrões usaram arma de fogo para intimidar as vítimas.

Diante desse número, a PM lembra às pessoas sobre a importância de se manterem atentas na utilização do telefone celular, evitando distrações, principalmente em locais e horários de pouco fluxo de pessoas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.