Detento mata outro enforcado em cela de penitenciária

Suspeito teria sido removido de outra cela devido a tentativa de assassinato de outros presos


Por Michele Meireles

26/06/2020 às 09h37- Atualizada 26/06/2020 às 11h52

Retificado às 10h57*

Um homicídio foi registrado dentro da penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora, na noite de quinta-feira (25). O detento Luis Fernando Montagnassa, 48 anos, foi estrangulado por outro acautelado, 32, dentro da cela da segurança da unidade. Conforme as primeiras informações, a vítima teria supostamente assassinado a própria esposa e a própria filha, o que teria motivado o outro preso a matá-lo. O flagrante ainda está em andamento na delegacia de Polícia Civil.

De acordo com  informações da Polícia Militar, os policiais foram acionados na unidade prisional pouco antes das 20h. O agente penitenciário que encontrou o homem morto disse aos militares que fazia uma vistoria de rotina quando constatou o crime. O preso estava já sem sinais vitais na cela localizada na portaria do cadeião. O policial penal e outros servidores da Ariosvaldo disseram que não escutaram nenhum barulho atípico.

O texto da ocorrência não detalha se na cela de segurança estavam outros presos. O suspeito teria confessado o homicídio aos policiais militares. Ele teria dito, segundo narra o documento policial, que havia sido transferido para a cela na quinta-feira, depois de se desentender com outros detentos do Pavilhão 1. Agentes confirmaram o fato, dizendo que ele teria atentando contra a vida de dois outros acautelados.

Segundo a PM, o homem afirmou que enforcou a vítima usando um cordel que retirou do colchão da cela. Ele teria relatado que o novo colega de cela teria assassinato a própria mulher e a própria filha, daí a motivação para o assassinato. O preso ainda destacou que já teria matado outras seis pessoas antes, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O suspeito recebeu voz de prisão pelo crime e foi levado para a delegacia para ser ouvido. A ocorrência segue em andamento. A perícia esteve no local fazendo os trabalhos de praxe, e o cadáver da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Polícia Civil

O crime será apurado pelo delegado Rodrigo Rolli, titular da Delegacia Especializada de Homicídios. Ele destacou que ocorreu um conflito entre os detentos, pois o suspeito não admitiria o fato de a vítima supostamente ter assasinado a própria esposa e a filha no passado. O delegado informou que o preso foi ouvido, teve o flagrante por homicídio ratificado e foi reencaminhado ao sistema prisional. Rolli disse que está fazendo levantamento da ficha criminal do homem. O inquérito será enviado à Justiça nos próximos dias.

Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Em nota enviada à Tribuna, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmaram que o detento suspeito “assumiu o homicídio de Luiz, com quem dividia a cela”. Ainda de acordo com o comunicado, “o SAMU foi acionado para prestar socorro e constatou o óbito por enforcamento”. A direção da penitenciária instaurou procedimento administrativo para apurar os fatos.

 

*Em contato com a reportagem, a direção da penitenciária informou que, diferente do que dizia o texto da ocorrência policial enviado à imprensa, a vítima não assassinara esposa e filha do autor, mas suas próprias esposa e filha, o que teria motivado o suspeito a matá-lo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.