Demolição de posto policial no Cascatinha foi motivada por intervenção no trânsito, afirma Prefeitura

Ponto de ônibus será reimplantado em novo local; projeto de acessibilidade será construído no trevo


Por Bernardo Marchiori

25/11/2025 às 16h36- Atualizada 25/11/2025 às 17h05

Diferentemente do que foi previamente divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora, a demolição do antigo posto policial do Bairro Cascatinha, na Zona Sul da cidade, realizada na segunda-feira (24), tem como objetivo a realização de intervenção no trânsito e na acessibilidade da região.

Segundo a Prefeitura, o objetivo principal é “priorizar a segurança dos pedestres e reorganizar o ponto de ônibus, que hoje funciona em uma área considerada crítica”. “O ponto está localizado exatamente na curva do trevo, onde a visibilidade é reduzida e a circulação de veículos é intensa — situação que há anos preocupa moradores e usuários do transporte público”, complementa.

Além disso, a Administração municipal destaca que o próximo ponto de ônibus disponível fica a uma distância considerável à frente, em um trecho escuro e inseguro, obrigando passageiros a caminhar longas distâncias em condições desfavoráveis.

Trevo próximo ao antigo posto policial passará por intervenções

Em mapa enviado à Tribuna para melhor compreensão do projeto, a Prefeitura indica que irá retirar o ponto de ônibus citado e o seguinte, que fica no sentido à saída da cidade, após a entrada para o Bairro Teixeiras. Um novo será implantado entre eles, após a curva. Além disso, a área em que funcionava o posto policial demolido será coberta com plantio de grama.

No trevo da região, será instalada uma faixa com piso podotátil e rampas, para promover acessibilidade. Também serão pintadas duas novas faixas de pedestres, interligando todas as pistas envolvidas no trevo.

“Nosso objetivo é garantir mais segurança para quem anda a pé e para quem usa o transporte público. A retirada da estrutura permite reposicionar o ponto de ônibus para um local adequado, fora da curva, protegendo as pessoas e reorganizando o fluxo de veículos. É uma intervenção simples, mas que corrige um problema histórico daquele trecho”, afirma a secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada.

Com a liberação do espaço, a Prefeitura ressalta que será possível criar um novo ponto de embarque e desembarque, ampliar a circulação de pedestres, melhorar a visibilidade para motoristas e dar mais fluidez ao trânsito da Rua Paulo Japiassú Coelho. De acordo com a PJF, moradores da região participaram do processo, contribuindo com sugestões e relatos sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

A Tribuna questionou o Executivo a respeito do início das obras e sobre o investimento projetado para a realização delas. A resposta foi que os prazos para os trabalhos ainda estão em estudo, bem como as fontes de recurso para sua realização.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.