Faixa elevada para travessia de pedestres na Avenida Rio Branco será retirada
Conforme DER-MG, tráfego de veículos sobre obstáculo causou danos estruturais na fachada do Palacete Santa Mafalda, que já havia sido restaurada
Conhecida também como traffic calming, a faixa elevada para a travessia de pedestres, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, próximo às ruas Braz Bernardino e Fernando Lobo, na região central da cidade, será retirada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A solicitação da remoção partiu do Governo de Minas Gerais e foi motivada por danos estruturais que ela estaria causando ao Palacete Santa Mafalda, edifício histórico e tombado, localizado em frente à faixa.
Em nota, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pelas obras de restauração no palacete – que já abrigou a Escola Estadual Delfim Moreira -, informou que técnicos do departamento constataram a presença de novas trincas na fachada principal da escola, que já havia sido restaurada.

“O fato exigiu uma avaliação para justificar o que havia contribuído para o surgimento das trincas. Foi constatado que o tráfego de veículos pesados no período noturno em velocidade pela faixa elevada de travessia de pedestres (traffic calming), causa trepidações suficientes para gerar as trincas. Com a aproximação da entrega da obra, que estará finalizada até dezembro, o DER-MG enviou ofício à Prefeitura de Juiz de fora comunicando sobre a situação e propondo que houvesse a substituição das travessias de pedestres por faixas de pedestres”, explica a nota.
De acordo com a PJF, a retirada da travessia começa neste sábado (27), na pista lateral da via, no sentido Bom Pastor/Centro. Haverá interdição parcial do local a partir das 14h. No sábado seguinte, 3 de setembro, a remoção será na pista de carros no sentido Centro/Bom Pastor. E, em 10 de setembro, será concluída a retirada da parte na pista central, onde circulam os ônibus. Após o término destas três etapas, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) informou que irá refazer as sinalizações horizontal e vertical no local.
Para o especialista em mobilidade urbana, José Luiz Britto, a retirada da travessia pode ser um risco. Segundo ele, o obstáculo tem o intuito de tornar o trânsito mais lento e seguro. Com a remoção das travessias, que serão substituídas apenas por faixas de pedestres simples, o fluxo de automóveis será favorecido, o que pode aumentar a velocidade dos carros que transitam pelo local, e, por consequência, o risco de acidentes com pedestres.
A Tribuna questionou a PJF sobre a possibilidade da instalação de algum tipo de fiscalização de velocidade no local, que possui grande movimentação diária de veículos e de pessoas. A Administração municipal não respondeu até a publicação desta matéria.
Palacete Santa Mafalda
O Palacete Santa Mafalda é um patrimônio histórico de Juiz de Fora, construído no final da década de 1860, ocupado pelo primeiro grupo escolar de Minas Gerais. Após quase dez anos em obras, a previsão é de que a restauração ocorra em dezembro e que a Escola Estadual Delfim Moreira volte a funcionar no Palacete em 2023, segundo o governador Romeu Zema. A obra de restauração no Palacete tem previsão inicial do custo de R$ 7.986.885,27 e é de responsabilidade do DER-MG.