Festival de Leitura do Projeto Curumim conecta crianças à literatura


Por Tribuna

24/04/2017 às 16h54

Nesta terça (25) e quarta-feira (26), através do projeto Curumim, na Vila Olavo Costa, crianças e adolescentes poderão experimentar coletivamente atividades artísticas e culturais, envolvendo criação, pintura, leitura e contação de histórias. O objetivo desta iniciativa, organizada pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Juiz de Fora (SDS), é o de complementar e enriquecer o período escolar com práticas de desenvolvimento sociais, teatrais, musicais, circenses e até mesmo esportivas. Para esta semana, o II Festival de Leitura tem agenda o dia inteiro, começando das 7h às 11h, com pausa para o almoço e retomando das 13h às 17h.

A vivência artística na escola serve de incentivo para que, desde novos, alunos e alunas do Ensino Público se envolvam e criem seus próprios projetos culturais. Dessa forma, a programação conta com um momento especial, em que alunos do quinto ano da Escola Estadual Teodorico Ribeiro de Assis irão trabalhar com o gosto pelos livros através da performance do projeto “Caixa mágica de leituras”. Esse tema também será abordado na contação de histórias oferecida pelos convidados Bertrand e Miguel de Lery Guimarães, pai e filho, e por uma integrante do grupo Médicos do Barulho, Gabi Ferreira. Dentro deste intenso mergulho literário, aqueles que participarem poderão ter contato com textos do poeta, compositor e musicista brasileiro Vinícius de Moraes, por meio de um trabalho com a obra “A arca de Noé”, elaborada com as letras do álbum infantil lançado em 1980.

Outra proposta que consta na agenda do festival é uma reflexão acerca da biografia do pedagogo Roberto Carlos Ramos. Mineiro, nascido em Belo Horizonte, seu livro é um entrelaçado de histórias de superação. E para completar, o que estão preparando de mais inusitado é um circuito de estações sensoriais, que além de inclusivo – uma vez que poderão ler as poesias pelo braile e pelo método de libras para surdos e mudos -, pretende ser uma instalação interativa, em que os cinco sentidos dos seres humanos serão usados para sentir a poesia de forma completa.

O Projeto Curumim Olavo Costa fica na Rua da Esperança 69, Vila Olavo Costa, Juiz de Fora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.