Novo deslizamento de terra na Rua José Orozimbo preocupa moradores

Parte do trecho caído se aproxima de casa onde ainda mora uma família; Defesa Civil diz que via é monitorada e casas foram interditadas


Por Nayara Zanetti

23/11/2023 às 10h17- Atualizada 23/11/2023 às 10h39

rua jose orozimbo by leo
Obras de contenção começaram três anos após queda da rua (Foto: Leonardo Costa)

Um novo deslizamento de terra aconteceu na Rua José Orozimbo, no Bairro Santa Luzia, região Sul de Juiz de Fora, na noite de quarta-feira (22). Em janeiro de 2020, parte da rua já havia caído, tornando inviável a passagem de veículos por parte da via. Três anos depois da queda, no último mês de maio, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contratou empresa para realizar as obras de contenção. Conforme apuração da reportagem, o trecho caído se aproximou de uma residência, onde mora uma família. De acordo com comunicado da Defesa Civil, a via é monitorada e as casas já estavam interditadas há meses por prevenção.

Em contato com a reportagem, a Defesa Civil afirmou que o deslizamento “não afetou o andamento da obra de contenção”. Em visita das equipes da Prefeitura no local entre a noite de quarta e a manhã de quinta, “foi constatado que a obra está segura e não será atrasada em função do deslizamento, já que o escorregamento aconteceu justamente em um ponto que receberia corte para construção de um muro de concreto armado com tirantes para garantir a estabilidade da encosta”.

O órgão informou que 23 casas já estavam interditadas nas ruas José Orozimbo de Oliveira e José Nicodemos, além de afirmar que os “proprietários de alguns imóveis interditados, atendidos pelos auxílio-moradia, alugaram imóvel para terceiros”.

Morador lamenta a situação

Há 26 anos, José Augusto Rossetti mora na Rua José Orozimbo, embora sua casa não tenha sido atingida por ficar localizada no final da via e não foi atingida pelo deslizamento, ele e sua esposa se preocupam com o que possa vir a acontecer. Além disso, o morador diz que o escadão que dá acesso a via foi afetado e precisa receber uma limpeza para facilitar o deslocamento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.