Canil Municipal abre cadastros para adoção de animais de grande porte

Interessado precisa ter espaço ou propriedade dentro do município com estrutura para o animal; saiba como se candidatar


Por Tribuna

23/11/2023 às 14h30- Atualizada 23/11/2023 às 14h41

Cavalos e outros animais de grande porte que estão abrigados no Canil Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) poderão ganhar um novo lar. O Município abriu o cadastro para pessoas interessadas em adotar algum animal desse porte, que já vão estar microchipados.

Para adotar, segundo a PJF, é necessário a pessoa ter um espaço ou propriedade dentro de Juiz de Fora com estrutura para receber o animal. Pessoas físicas ou jurídicas e entidades de proteção animal devidamente credenciadas também podem se inscrever para adoção.

A inscrição é feita previamente na Prefeitura Ágil por meio do protocolo com o assunto: candidatura à adoção, por pessoas físicas ou jurídicas, de animais de grande porte. Logo após, o cadastrado deve aguardar o retorno da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para demais procedimentos.

Após a devida habilitação, o adotante será convocado para preencher a ficha de pré-cadastro e assinatura do termo de responsabilidade. Vale ressaltar que o adotante deverá estar em regularidade fiscal com o Município. “Poderá ser realizada somente uma inscrição por CPF/CNPJ, e apenas um CPF/CNPJ poderá ser vinculado à propriedade cadastrada, sendo designado como pessoa titular. Não é permitido se inscrever com nome de parentes ou terceiros”, destaca a PJF.

Confira os documentos obrigatórios:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH);
  • Registro do espaço ou documento comprobatório indicando a pessoa requisitante como responsável por aquele espaço, comprovando as condições da propriedade;
  • Comprovante de endereço atualizado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.