Com unidades lotadas nesta quinta, JF terá ampliação dos postos de vacinação
Mais dez UBSs passam a atender público-alvo, totalizando 20 unidades na cidade
Depois de um dia de movimento intenso nos pontos de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Juiz de Fora anunciou que vai dobrar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponíveis para atender o público-alvo. A partir de agora, interessados em receber o imunizante podem procurar uma das 20 UBSs disponíveis. Nesta sexta-feira, a campanha de vacinação contempla adolescentes com 12 anos ou mais.
As unidades credenciadas para aplicar o imunizante são: Nossa Senhora de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso, Alto Grajaú, Monte Castelo, Santo Antonio, Teixeiras, Nova Era, Santos Dumont, Furtado de Menezes, Granjas Bethânia, Dom Bosco, Marumbi e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Imunização nesta sexta
Primeira dose
A PJF começa a vacinar com a primeira dose adolescentes de 13 e 12 anos. Esse público pode procurar o Sesc, das 14h às 20h, ou uma das 20 UBSs disponíveis, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O Município segue aplicando a primeira dose em todo o público maior de 12 anos que, por algum motivo, não conseguiu se vacinar anteriormente.
Os adolescentes com comorbidade ou deficiência permanente de 12 anos ou mais são vacinados no Sport, das 8h às 16h, no Sesc das 14h às 20h, e em 20 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 14h. As grávidas e puérperas de 12 a 17 anos seguem recebendo a dose inicial no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 16h, e nas 20 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Segunda dose
A segunda dose da AstraZeneca está sendo aplicada nas pessoas que deveriam ter recebido o imunizante nos dias 15 e 16 de setembro, ou em data anterior. Esse público pode procurar qualquer um dos postos de vacinação. A D2 da Coronavac segue a data de retorno prevista no cartão de vacina e está sendo aplicada no Sesc, das 14h às 20h, e nas 20 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Quem recebeu a primeira dose da Pfizer até o dia 24 de julho recebe a segunda dose nesta sexta no Sport, das 8h às 16h, no Sesc, das 14h às 20h, e nas 20 UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Dose de reforço
A dose de reforço continua sendo aplicada nos idosos de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses. A aplicação acontece no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h, e nas 20 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, podem receber a dose de reforço no Sesc, das 14h às 20h, e também nas 20 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Documentação necessária
A Secretaria de Saúde pede para as pessoas que vão receber a primeira dose apresentem originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além do comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem será vacinado, é necessário fazer uma cópia dele e do RG da pessoa que tem o nome na conta e, ainda, a declaração de residência, disponível no site da PJF.
Pessoas que vão receber a segunda dose ou os idosos que receberão o reforço precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Já os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.
As grávidas de 12 a 17 anos precisam levar o cartão de pré-natal. As puérperas desta mesma faixa etária terão que apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como certidão de nascimento do bebê ou registro de alta hospitalar pós-parto. Tantos as grávidas quantos as puérperas precisam apresentar, ainda, originais e cópias de um documento de identificação com foto, como documento de identidade (RG), além de comprovante de residência.
Tópicos: coronavírus / vacina