Alunos plantam mudas às margens do Rio Paraibuna

Ação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente marca comemorações do Dia da Árvore


Por Tribuna

21/09/2018 às 13h51

plantio árvore foto Leonardo Costa
Crianças divertiram-se metendo a mão na terra (Foto: Leonardo Costa)

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21), e também a chegada da primavera, 18 alunos da Escola Municipal Pedro Nagib Nasser realizaram durante a manhã de hoje o plantio de mudas nas margens do Rio Paraibuna, altura do Acesso Norte, Zona Norte da cidade. A ação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Juiz de Fora, e 30 mudas de espécies variadas foram plantadas. Outras 18 mudas serão colocadas na mesma área. Ainda na sexta, haverá outro plantio de mudas nativas com os atendidos da Legião da Boa Vontade (LBV), às 14h30, na Rua Francisco Fontainha, no Bairro Santo Antônio, Zona Leste.

A ação chamou a atenção de quem passava pelo local e contou com a presença do prefeito Antônio Almas (PSDB) e do secretário de Meio Ambiente Luís Cláudio Santos Pinto. Almas destacou a importância de ações educativas como as realizadas nesta sexta. “A formação como pessoa está muito ligada à nossa infância. Você entender, sentir-se parte da situação climática do mundo, ter compromisso de transformação do ambiente, de dar qualidade é muito importante. Se isso não vier crescendo com a criança, não vamos conseguir que no futuro o país e o mundo se mantenha habitados. Precisamos manter ações que possam criar sempre este vínculo das pessoas com a preservação”, disse.

O secretário de Meio Ambiente afirmou que o ato foi simbólico, mas que tem que se perpetuar. “A Prefeitura está buscando políticas públicas neste sentido. Temos hoje uma política municipal de arborização urbana, fizemos todo arcabouço jurídico, estamos trabalhando com a UFJF para fazer o inventário da arborização de toda a cidade. Paralelo a isso, ocorre o plantio de mudas ao longo do Pariabuna”, disse.

Tópicos: meio ambiente

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.