“Arraiá da Cidade” é realizado no Parque Municipal no sábado e domingo

Evento aberto ao público vai ocorrer das 11h às 17h; festa julina conta com shows, atividades de lazer e venda de comidas típicas


Por Elisabetta Mazocoli, sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

21/07/2022 às 14h12- Atualizada 21/07/2022 às 15h14

Nestes sábado (23) e domingo (24), vai acontecer o “Arraiá da Cidade” no Parque Municipal. O evento organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) comemora a festa julina, e ocorre de 11h às 17h. Entre os atrativos anunciados, há barracas com comidas típicas, quitutes da culinária mineira, brincadeiras organizadas pelo Sesc, atividades de lazer e shows. A entrada é gratuita e aberta para todo o público.

No primeiro dia, a programação vai contar com visitas guiadas no parque de 11h às 15h, Oficina de Malabares com a CIA de Teatro La Na Nona às 13h30 e Quadrilha ‘Vai quem quer’ das 14h30 às 15h30. Além disso, terá show de Juninho Barreto, das 12h30 às 15h, e das 15h às 16h30. 

Já no segundo dia, o evento traz visitas guiadas nos mesmos horários do sábado, além da quadrilha ‘Vai quem quer’ das 14h45 às 15h30 e atividades como escultura de balão, pintura facial, xadrez e dominó gigante organizadas pelo Sesc. Também terá apresentação da dupla Monique & Leonardo das 14h às 14h45 e das 15h30 às 16h15. Em ambos os dias vão ter arrecadações de alimentos não perecíveis.

Para o Secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, os festejos julinos já fazem parte da cultura brasileira e resgatam uma forte tradição popular de Minas Gerais. “Não podíamos deixar de fazer o nosso ‘Arraiá’, como sempre foi feito. O nosso objetivo é promover essa confraternização dos festejos juninos de maneira bem democrática, com acessibilidade e inclusão da população”. Além disso, ele destaca que as barracas trouxeram a oportunidade de pequenos empreendedores e comerciantes da agricultura familiar participarem com vendas.

Este ano, o Secretário conta que o evento traz quase como temática “café, cachaça, cerveja, queijo e torresmo”, e todas as barracas vão contar com ao menos um desses ingredientes. Ele reforça que a inscrição para participar das vendas foi gratuita, e que houve uma boa adesão dos comerciantes da cidade, já tendo ao menos dez barracas confirmadas no evento, dentre elas de entidades e de empreendimentos privados. “Também temos esse objetivo de fomentar a economia e a produção gastronômica local”, ele explica.

arraia da cidade pjf
Parte da decoração já pronta no Parque Municipal (Foto: Divulgação PJF)

LEIA MAIS

“Celebração democrática”

Para além da celebração da cultura popular, da herança em Minas Gerais e das questões voltadas à religiosidade desta festa, a Prefeitura também visa “levar pessoas para se conhecerem, confraternizaram, fazerem lazer e esporte no Parque Municipal”.

O Secretário afirma que, desde a inauguração do parque, mais de 60 mil pessoas visitaram o local. “Isso comprova que cada vez mais a população quer utilizar os espaços públicos, independentemente do perfil socioeconômico. Levar o ‘Arraiá’ até o Parque Municipal é dar mais uma possibilidade de entretenimento para toda a comunidade. É uma celebração democrática”, diz. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.