Samu recebe 39 novas ambulâncias

Veículos substituirão frota antiga e atenderão 94 municípios da região


Por Tribuna

21/03/2020 às 16h59- Atualizada 21/03/2020 às 17h27

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste/Samu), resposável pelo atendimento diário de 1,7 milhões de pessoas, em 94 municípios da região Sudeste de Minas Gerais, recebeu 39 novas ambulâncias. Segundo a assessoria de comunicação do consórcio, os veículos irão substituir a frota antiga. A chegada das novas ambulâncias, como destacou o Cisdeste, irá reforçar o atendimento e garantir maior segurança para usuários e profissionais de saúde.

nova frota samu fagner torres
Veículos vieram de Sorocaba e estão no Expominas; expectativa é de que nova frota comece a ser usada nos próximos dias (Foto: Fagner Torres)

Conforme o Cisdeste, os veículos começaram a chegar a Juiz de Fora nesta semana. Eles vieram de Sorocaba (SP) e estão no Expominas de Juiz de Fora. Para entrarem em operação, estão sendo feitas as instalações do sistema rastreador de comunicação. A expectativa é de que as ambulâncias estejam nas ruas nos próximos dias.

O Cisdeste destacou que a frota antiga, após seis anos de utilização severa e contínua, já apresentava sérios problemas de manutenção, e os veículos estavam “em estado antieconômico e com desgastes advindos da não substituição em tempo hábil das viaturas’, disse a assessoria, em nota. O presidente do consórcio, Honorio de Oliveira, pontuou que a direção trabalhava há bastante tempo junto ao Governo federal e ao Estado para sensibilizar as autoridades na tentativa da renovação das ambulâncias.

O secretário executivo do Cisdeste, Denys Arantes Carvalho, ressaltou que o momento é de agradecimento e destacou o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde para disponibilização da nova frota para o consórcio.

Segundo o presidente do Conselho Fiscal, Wellington Marcos Rodrigues, há tranquilidade em saber que nos resgates e nas remoções, o paciente vai estar mais seguro sendo atendido com mais conforto e ainda mais recursos. Para ele, a frota antiga estava em situação caótica. Os veículos antigos não atenderão mais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.