Ações propõem reflexões e arte no Dia da Consciência Negra

Grafitagem de banners foi iniciada no Campus da UFJF, que receberá novas intervenções


Por Renan Ribeiro

20/11/2018 às 20h08- Atualizada 21/11/2018 às 15h41

grafite roko ufjf by marcelo
O grafiteiro Roko fez uma intervenção em um banner próximo à Reitoria (Foto: Marcelo Ribeiro)

Reunindo informação, reflexão, representatividade e visibilidade, diversas ações realizadas ao longo dessa terça-feira (20) reforçaram o significado e a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. Entre as atividades, esteve a entrega da “Comenda Jonicy de Barros Ramos” pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) a 18 pessoas que se destacam em seus locais de trabalho. No Anfiteatro Paschoal Carlos Magno, ocorreu o 2º Seminário Interescolar Ubuntu, que reuniu apresentações de trabalhos e a palestra “Resistência e Luta”, ministrada pelo professor de geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leonardo de Oliveira Carneiro.

consciencia negra ufjf by olavo prazeres
Seminário com o tema “Resistência e luta” foi realizado pela manhã (Foto: Olavo Prazeres)

Entidades vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), como os Curumins, receberam atividades especiais, voltadas para a data. Também foram realizadas uma roda de conversa, e o Grupo Espírita Semente promoveu uma visita ao terreiro “Pé de Ferro”, para uma roda de conversa sobre religiões de matriz africana e feijoada. Durante a tarde, na UFJF, teve início a ação que convidou artistas da instituição para grafitarem os banners espalhados por todo o campus. O primeiro foi feito por Roko, no prédio da Reitoria. A ideia é que os outros 13 pontos recebam as artes nessa quarta-feira (21).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.