Medicina tem maior ponto de corte na UFJF pelo Sisu, e Física vem em seguida

Universidade Federal de Juiz de Fora divulgou a primeira parcial das notas nesta terça-feira; resultado final sai dia 27


Por Leticya Bernadete

20/06/2023 às 18h40- Atualizada 20/06/2023 às 18h52

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta terça-feira (20), a primeira parcial das notas de corte de ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre. Até o momento, o curso mais concorrido é o de Medicina, do campus de Juiz de Fora, com pontuação de 796,72 para o grupo C (ampla concorrência). As inscrições para o Sisu 2023.2, com ingresso no segundo semestre, seguem até esta quinta-feira (22). A lista parcial com as notas de corte no Sisu para a UFJF pode ser conferida neste link.

Ao todo, a instituição está disponibilizando 845 vagas em 40 cursos. Como destacado pela Universidade, cada curso conta com diferentes notas de corte, calculadas pelo Sisu com base nas vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos, por modalidade de concorrência. Desta forma, é possível que o candidato acompanhe sua classificação, entretanto, o resultado final só será divulgado na próxima terça-feira (27).

Conforme a UFJF, as notas de corte são atualizadas diariamente pelo Sisu. “Isso significa que elas podem ser alteradas conforme o número de candidatos e as vagas disponíveis. Além disso, o ponto de corte é a nota obtida pelo último candidato classificado dentro das vagas do curso selecionado, ou seja, pessoas com nota igual ou maior serão classificadas”, esclarece.

Maiores notas de corte

A primeira parcial indica que, até então, o curso mais concorrido é o de Medicina, no campus de Juiz de Fora. Nesse caso, a pontuação mínima é de 796,72 para o grupo C, de ampla concorrência. Aqueles que realizaram o ensino médio em escola pública e possuem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo precisam atingir 795,38 em Medicina no campus sede, sendo considerada a segunda maior nota de corte.

O curso de Física também tem demonstrado nota de corte alta para o campus de Juiz de Fora. A exigência é de 756,90 pontos para pessoas que realizaram o ensino médio em escola pública e apresentam renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Em seguida, aparecem Odontologia, com nota de corte em 737,46, direcionado para pessoas que completaram o ensino médio em escola pública, e Nutrição, no grupo C, com exigência de 725,48.

Campus GV

Em Governador Valadares, Medicina também apresenta a nota de corte mais alta, sendo 790,44, também para o grupo C. O curso de Direito aparece como o segundo mais concorrido, com pontuação mínima de 707,14 para ampla concorrência. Em seguida, está Fisioterapia, também no grupo C, com nota de corte de 694,98.

Pré-matrícula

Após a divulgação dos resultados, que acontece na próxima terça (27), a pré-matrícula deve ser realizada entre os dias 30 de junho e 4 de julho. De acordo com a UFJF, os documentos devem ser enviados de forma on-line entre os dias 11 e 14 de julho. Aqueles que forem aprovados começam as aulas no segundo semestre letivo de 2023, seguindo o calendário acadêmico dos cursos.

Para esta edição, estão previstas sete listas de reclassificação. Caso o candidato tenha interesse na lista de espera, o período de inscrição vai de 27 de junho até 4 de julho.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.