Pesquisa mapeia perfil dos visitantes do Parque Municipal

Levantamento identificou características de 338 pessoas


Por Tribuna

20/03/2025 às 19h29

O Parque Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma pesquisa entre os meses de dezembro de 2024 e março de 2025 para identificar o perfil de seus visitantes. Durante a pesquisa, foram aplicados 338 questionários divididos em três partes: perfil do visitante, perfil do turista e sobre o parque.

A pesquisa revelou que a maioria dos visitantes são adultos na faixa etária de 40 a 49 anos (30,7%) e de 30 a 39 anos (29,6%). Em seguida, ficam os visitantes de 50 a 59 anos (14%), os de 60 anos ou mais (12,8%) e os jovens entre 25 e 29 anos (9%).

Quanto ao nível de escolaridade, 39% dos visitantes possuem ensino superior, 38% têm ensino médio completo e 21% têm ensino fundamental completo. De acordo com a Prefeitura, o perfil educacional “sugere um público diversificado, mas com predominância de pessoas com escolaridade média ou superior”.

Metade dos visitantes que responderam à pesquisa, correspondendo a 50,2%, disseram que são usuários frequentes do parque, tendo visitado mais de cinco vezes no último ano. Os entrevistados visitam o parque acompanhados da família, totalizando 85,5%. As atividades de lazer, passeios com familiares ou amigos e o uso das piscinas são os principais atrativos do parque.

Além disso, a maioria dos entrevistados conheceu o Parque Municipal por indicação de amigos e familiares (47,3%), enquanto o restante soube por meio das redes sociais (43,7%). Quanto ao perfil, 92% são moradores da cidade e 8% são turistas.

A maioria dos visitantes que moram na cidade vem dos bairros de São Pedro (15,9%), Marilândia (7,3%), Centro (6,6%) e Nova Califórnia (4,3%). A maioria dos turistas que visitaram o parque vêm de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Petrópolis. Quanto aos estados brasileiros, muitos citaram que vieram do Rio de Janeiro (41,2%), Minas Gerais (35,3%) e outros estados como Amazonas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O meio de transporte mais utilizado para chegar ao parque foi o carro próprio (51,2%), seguido do ônibus urbano (36,7%). Carros de aplicativos, bicicletas e caminhadas foram meios minoritários.

As pesquisas de visitação continuam a ser realizadas no Parque Municipal com o objetivo de conhecer e prestar melhor atendimento ao público.

Tópicos: Parque Municipal / pjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.