Estudantes do Serviço Social paralisam atividades na UFJF


Por Juliana Netto

19/12/2016 às 12h26- Atualizada 19/12/2016 às 13h34

Atualizada às 13h34

Estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deliberaram pela paralisação das atividades acadêmicas até o dia 8 de janeiro de 2017. A decisão foi tomada após assembleia realizada na noite da última sexta-feira (16).

A motivação para a paralisação seria a inviabilidade de boa parte dos discentes permaneceram em Juiz de Fora para cumprir o resto do período letivo, retomado após o fim da greve de técnicos-administrativos e professores da universidade. A previsão é de que as aulas sejam retomadas nesta segunda-feira (19) e encerradas na sexta-feira (23). “A gente sabe que grande parte dos alunos mora em outras cidades. Com a greve, muitos voltaram para suas casas. Os alunos vão enfrentar dificuldades financeiras para cumprir este resto de período”, afirma o estudante da faculdade e representante do Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Serviço Social, Juliano Zancanelo. Segundo ele, cerca de 300 alunos estão matriculados na faculdade.

A assessoria de comunicação da UFJF informou que direção da Faculdade de Serviço Social respeita a decisão dos estudantes, que se reuniram de forma autônoma, e aguarda reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) para discutir o caso e ser orientada sobre qual procedimento acadêmico adotar.

Reposição da greve

Nesta terça-feira (19), uma reunião do Conselho de Graduação (Congrad) definirá as datas de reposições dos dias paralisados. O encontro será às 10h30, na Faculdade de Direito. “A proposta da Pró-Reitoria de Graduação é de que a reposição comece no dia 2. O Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada), no entanto, vai propor retorno para o dia 9, para garantir a qualidade da reposição”, expõe Juliano. Conforme ele, um dos motivos para a postergação do início da reposição seria a data de pagamento das bolsas de alunos assistidos pelo programa assistência estudantil da UFJF, efetuado no dia 6 de cada mês. Procurada, a Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) informou que o pagamento das bolsas referente ao mês de dezembro será antecipado, devendo estar disponível na conta dos universitários ainda neste fim de ano.

Os docentes estavam paradas desde o dia 24 de novembro, em movimento contra a PEC 55, que estabelece o teto para os gastos do Governo federal pelos próximos 20 anos. A matéria constitucional foi aprovada em segundo turno pelo Senado na última terça-feira. Já os técnico-administrativos retornaram ao trabalho na quinta-feira

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.