Juiz de Fora registra mais uma forte chuva na tarde deste sábado

Vários pontos de alagamentos foram relatados por leitores em toda a cidade; volume de chuvas chamou atenção em bairros como Lourdes e Graminha


Por Tribuna

19/02/2022 às 17h40- Atualizada 19/02/2022 às 18h25

Mais uma forte tempestade foi registrada na tarde deste sábado (19) em Juiz de Fora, causando vários pontos de alagamentos. Leitores da Tribuna relataram estragos em ruas de diversos bairros, principalmente nas regiões Leste, Nordeste e Sul.

Na Avenida Juiz de Fora, altura do Bairro Parque Guarani, Zona Nordeste, uma importante porta de entrada da cidade, as pistas ficaram tomadas pelas águas durante alguns instantes. O mesmo ocorreu no Mergulhão, no sentido Centro/Manoel Honório, e também na Rua Sampaio, Bairro Granbery, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Batista de Oliveira. Nesse local, de acordo com a PJF, um rompimento de rede causou o transtorno. A via foi fechada até que a operação de reparo seja feita. Os trabalhos devem começar tão logo as chuvas parem. Já na Zona Leste, uma enxurrada se formou na Rua Diva Garcia, altura do Bairro Bom Jardim.

Bairros com maiores volumes de chuvas em Juiz de Fora

Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), atualizados às 18h20, os bairros onde mais choveu foram Linhares (42 milímetros), Filgueiras (41 milímetros), Lourdes (41 milímetros), Centro (38 milímetros), Graminha (32 milímetros) e Caiçaras (32 milímetros). Também chama atenção o dado registrado pelo pluviômetro do Distrito de Humaitá, onde foram contabilizados 34 milímetros.

Para fins de comparação, a média histórica de chuvas para todo o mês de fevereiro, em Juiz de Fora, é de 174 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em vídeo, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), pede que a população saia de casa apenas em situações de “necessidade extrema”. “Se proteja e observe a situação da sua própria residência”, disse, orientando a todos a acionar a Defesa Civil em caso de algum dano identificado. A Defesa Civil atende através do telefone 199.

Nova tentativa de furto de cabos no Mergulhão

O alagamento observado no Mergulhão na tarde deste sábado chamou atenção de quem passava pelo local. Isso porque algo semelhante havia ocorrido na segunda-feira (14), quando a Prefeitura informou que foram furtados no local cabos de energia que fazem funcionar uma bomba para escoamento de água pluvial.

Neste sábado, segundo nota da PJF, uma nova tentativa de furto ocorreu, mas desta vez flagrada com antecedência. “Dois indivíduos foram presos na manhã deste sábado pela Polícia Militar tentando furtar cabos de energia do Mergulhão, no Centro de Juiz de Fora. Uma ação articulada entre as forças de segurança que seguem monitorando e atuando contra esse tipo de ação que tanto prejuízo causa para a vida da cidade”, conclui a nota.

No caso deste sábado, a Prefeitura constatou que a bomba responsável pela drenagem apresentou defeito, provavelmente causado por uma oscilação na rede de energia elétrica. O reparo já foi feito, mas a pista na direção Centro/Manoel Honório permanece fechada até que todo o excesso de água seja escoado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.