VÍDEO: Bombeiros tentam resgatar capivara com pneu no pescoço, mas animal se assusta e foge

Desde a última quinta-feira, a corporação tenta capturar o animal, que continua escapando, mas está fora de risco


Por Tribuna

17/07/2024 às 10h34

O Corpo de Bombeiros Militar segue empenhado na tentativa de resgatar uma capivara com uma câmara de ar presa ao pescoço, avistada no rio Paraibuna. Na última quinta-feira (11), a corporação foi acionada para capturá-la, sem sucesso, e nos dias seguintes, novas tentativas de captura foram realizadas, mas o animal continua fugindo.

O Corpo de Bombeiros entrou em contato com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora para discutir uma ação conjunta. No entanto, segundo os órgãos, “a natureza arisca da capivara dificulta a aproximação, e o animal continua a escapar para a água, impossibilitando a captura”.

Ainda conforme os bombeiros, considerou-se a possibilidade de sedar a capivara com dardos, mas há preocupação de que o efeito do sedativo demore alguns minutos para agir, pondo o bicho em risco de afogamento permanecesse na água.

A corporação ressaltou, em nota, que,  “apesar da aparência de sofrimento, a capivara não corre risco de sufocamento. A expectativa é de que ela consiga remover a câmara de ar com o tempo”. O texto informa ainda que “estamos no período de estiagem, o que aumenta significativamente os casos de incêndio em vegetação e limita nossos recursos. Isso pode resultar em deslocamentos para capturas onde o animal já não esteja presente.”

O Corpo de Bombeiros lembrou que as ocorrências encaminhadas à corporação devem ser encaminhadas ao telefone 193.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X