Noivos do casamento comunitário participam de ensaio fotográfico
Dez casais, entre os 168 que participarão do evento no dia 25 de maio, foram sorteados para ganhar as fotografias, feitas por alunos do Centro Universitário Estácio JF
Dez dos 168 casais que participarão do projeto Bem Casados, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, foram sorteados para participar de um ensaio fotográfico na manhã desta quinta-feira (17). A iniciativa, da Fundação do Museu Mariano Procópio, contou com o apoio do Centro Universitário Estácio JF e do projeto do Bem Comum, da PJF. O casamento comunitário, realizado pela Casa da Mulher, acontece no dia 25 de maio, na Igreja Batista Resplandecente Estrela da Manhã.
Entre os casais sorteados estavam a auxiliar de limpeza Karina Dácima de Moura, 20 anos, e o servente Alan da Silva Machado, 21. Eles se conheceram no bairro em que moram e estão juntos há cinco anos. Agora irão se casar no dia 25, no casamento comunitário. Para o jovem casal, as fotos são uma oportunidade de eternizar a realização de um sonho. “A gente achou que não ia ter nada disso, porque a gente estava sem dinheiro. É muito legal”, disse Karina, que confessou estar muito ansiosa para o casamento. “Eu estou gostando bastante, estão acolhendo a gente com muito carinho, adorei também”, declarou o noivo Alan.
Juntos há 17 anos, e com família formada por três filhos, a caixa Beatriz Natalina da Silva, 34, e o conferente Paulo Bernardes Ferreira, 35, visitaram, pela segunda vez, o museu. A primeira aconteceu quando ainda eram namorados, e, mesmo assim, não chegaram a ver a parte dos prédios históricos do local. O ensaio e o casamento são oportunidades de realizar uma vontade que foi adiada por muitos anos. “Cada ano acontecia uma coisa. ‘Vamos casar esse ano’, aí vinha filho, tinha que pagar algo, sempre vinha algo que impedia que a gente se casasse, até que pintou essa oportunidade”, conta Beatriz. “Através da minha irmã, que se casou no ano passado, passamos a conhecer essa oportunidade”, disse Paulo. “Estamos sem palavras, é maravilhoso. A gente só tem a agradecer”, concluiu o casal.
As fotografias foram feitas por dez estudantes dos primeiros e segundos períodos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Estácio, coordenados pelo professor de fotografia, fotojornalismo e técnicas de fotografia publicitária Bruno Moraes. Eles fotografaram os casais no parque e nos prédios históricos do Museu Mariano Procópio. O professor destacou a importância da participação dos estudantes neste tipo de iniciativa. “Não tem nada mais importante do que a prática, o real. Por mais que durante a aula a gente fotografe, que estimule, quando eles vão para um ambiente real, eles têm a responsabilidade de fotografar casais de verdade, de participar da realização de um sonho.”
Bruno ainda destaca a qualidade do museu como cenário para as fotos. “O casamento tem a ver com o aniversário da cidade, e o museu é uma das principais referências de Juiz de Fora, então estamos dando valor a um patrimônio nosso para poder fazer as fotos.”
“Eu estou achando uma oportunidade imensa, porque é algo muito importante para eles, a gente está registrando este momento e acaba que está sendo importante para a gente também. É muito legal poder colocar em prática o que a gente aprendeu na sala de aula, e em um momento tão especial para alguém”, disse o estudante do segundo período de Publicidade e Propaganda, Caio Henrique Carvalho dos Santos.
O diretor do Museu Mariano Procópio, Antônio Carlos Duarte, enfatizou o espaço que acolhe toda a população do município. “Considero que os espaços do museu, o parque, as edificações, são áreas democráticas, que pertencem à população de Juiz de Fora. São espaços de permanência, para as pessoas virem, ficarem aqui, curtirem a paisagem, um espaço também de pertencimento. O cidadão de Juiz de Fora tem o museu como algo dele. É um cenário belíssimo, diferente, no coração de Juiz de Fora, e no coração de seus cidadãos também.”